Biblioteca da zona leste recebe exposição Histórias Ilustradas

Exposições
Oficinas e exposição têm como propósito estreitar a relação das crianças com a biblioteca (foto: Divulgação).

A partir de palavras no papel, a inspiração para desenhos cheios de criatividade. Assim pode ser explicada a exposição Histórias Ilustradas, que acontece na próxima sexta-feira (19/5), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal Dr. Marcus Vinícius de Moraes – a biblioteca da zona leste. As peças em exibição são o resultado de vários encontros com a artista plástica e educadora Rosane Sousa Dias. A proposta foi produzir ilustrações baseadas nas vivências literárias dos participantes, todos alunos do Programa Municipal da Juventude (PMJ).

Obras de grandes autores da língua portuguesa – casos de Manoel de Barros, Vinícius de Moraes e Cecília Meirelles – estão entre as escolhidas pelos alunos para dar vazão à sua imaginação e talento. “O objetivo da oficina foi desenvolver a habilidade e sensibilidade artísticas dos participantes, aliadas às suas experiências de leitura. Ou seja, a partir daí, o ato de ler se transforma em algo mais lúdico. A participação das crianças, que abraçaram a ideia, me deixou muito satisfeita”, descreve Rosane.

De acordo com a artista plástica e educadora, já foi possível notar uma importante mudança no comportamento dos alunos: “Muitos deles já liam, mas de uma forma isolada e sem tantas reflexões. Quando acabavam uma leitura, fechavam o livro e pronto. O mais interessante foi que, dessa vez, eles leram e, antes de dedicarem-se aos seus desenhos, discutiram a respeito dos livros escolhidos por cada um. Esse compartilhamento de experiências é fundamental, pois é justamente a partir daí que outros jovens passam a também serem atraídos pela leitura”.

 Motivo de orgulho

Para os interessados em apreciar as peças da exposição Histórias Ilustradas, às 19h desta sexta-feira, a biblioteca Dr. Marcus Vinícius de Moraes fica localizada na avenida Coronel Virgílio Silva, 1723, junto ao Centro Social Urbano (Cesu). “Além dos visitantes, é importante que eles próprios contemplem o resultado da sua dedicação, para que vejam o quanto seu trabalho têm importância e pode se transformar em algo ainda maior”, conclui Rosane. Além disso, a mostra ainda servirá para chamar a atenção de outros leitores da comunidade para o acervo de literatura infanto-juvenil disponível na biblioteca.

A série de encontros da oficina Histórias Ilustradas é uma das ações do projeto BiblioArte LAB, uma realização da ONG Casa da Árvore em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, patrocínio do Programa Íbero-americano de Bibliotecas (Iberbibliotecas) e apoio do Instituto Alcoa e DME. Pela página do Facebook (www.facebook.com/biblioartelab) é possível acompanhar essa e outras atividades desenvolvidas pelo BiblioArte LAB.

Fonte: Assessoria de Comunicação BiblioArte Lab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *