Caldense sedia lançamento de livro de poesias de Joffre José

Literatura
Joffre morreu aos 69 anos, em outubro de 2009.
Joffre morreu aos 69 anos, em outubro de 2009.

No dia 19 de novembro a Associação Atlética Caldense irá sediar no Piano’s Bar o lançamento do livro “Eu e Você”, de Joffre José Ferreira dos Santos. A cerimônia terá início às 20 horas e contará com a presença de autoridades da cidade, parentes, amigos e admiradores.

O livro, idealizado por Mariângela Santos Pavanelli, filha de Joffre, apresenta pensamentos, fotos e poesias escritas por mais de 50 anos pelo autor, sendo a maioria de amor e dedicadas à esposa Maria Aparecida.

Nesta primeira edição foram impressas 400 cópias que serão vendidas no dia 19 a R$30. Parte do lucro será revertida em doações de materiais de limpeza e fraldas para o Asilo Vinha do Senhor.

Autor e obra

Natural de Poços de Caldas, Joffre faleceu aos 69 anos em outubro de 2009 de parada cardíaca. Quando vivo o advogado teve importantes participações na política poços-caldense, como Diretor do Departamento de Comunicação e Secretário Municipal de Administração de 1976 a 1978, vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1987 e 1988, e Assessor Jurídico da Prefeitura em 1991.

Nas horas vagas Joffrinho, como era conhecido, se dedicava às poesias, lazer que o acompanhava desde a infância. Esta paixão foi herdada do pai, José Raphael Santos Netto, autor do hino de Poços de Caldas e da Associação Atlética Caldense, criador do brasão e bandeira do Município, e também idealizador do projeto do Cristo Redentor na Serra de São Domingos.

Livro foi idealizado por Mariângela Santos Pavanelli, filha do autor.
Livro foi idealizado por Mariângela Santos Pavanelli, filha do autor.

Ambos sempre demonstraram um enorme carinho e gratidão pela cidade natal. Joffre é lembrado como um homem apaixonado, principalmente pela esposa Maria Aparecida Vacarelli Santos, e pelas filhas Mariângela e Silvia Alice Vacarelli Santos. “Desde o início do namoro, quando tinha 16 anos, meu pai escrevia poesias para minha mãe. Seus textos são repletos de paixão, de amor no sentido amplo da palavra. Ele era o verdadeiro poeta do amor, pois amou verdadeiramente tudo que fez”, comenta Mariângela.

“Eu e Você” reúne as principais poesias escritas durante toda vida de Joffre, que foram guardadas em caixas e, posteriormente, herdadas pela filha Mariângela. “Meu pai sempre disse que tinha o sonho de escrever um livro de poesias. Após seu falecimento o acervo ficou sob minha responsabilidade, e jamais poderia deixar de levar ao público obras tão especiais”, conta a responsável pela obra.

O projeto de produção do livro iniciou-se em 2013 e Mariângela contou com o auxílio do colega Antonio Luiz Fontella e também de Maria Aparecida. “Para a seleção das poesias, organização, escolha da capa e todos os detalhes eu contei com o apoio da minha mãe. Não pude dispensá-la pois ela é a razão de tudo isso.  Ela foi a musa inspiradora do meu pai durante os 51 anos de relacionamento, e é por isso também que o livro leva este título”, finaliza Mariângela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *