Pela primeira vez no Brasil, escritor português participa do Flipoços

Destaque
Escritor português vem ao Brasil pela primeira vez (foto: divulgação)

Vencedor do Prêmio LeYa em 2017, o escritor português João Pinto Coelho é um dos destaques da programação do Festival Literário de Poços de Caldas, o Flipoços, que neste ano ocorre entre os dias 28 de abril e 6 de maio, no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita. Esta é a primeira vez que o escritor visita o Brasil.

Durante o evento, João Pinto Coelho participa da mesa “Literatura Lusófona,” que acontece no domingo (6), às 16h30, para falar sobre o livro inédito “Os loucos da Rua Mazur”, trama na qual o autor regressa à Polônia da Segunda Guerra Mundial para apresentar uma galeria de personagens inesquecíveis, levando o leitor a conhecer e acompanhar uma pequena cidade polonesa antes, durante e depois da guerra e o contexto de um terrível massacre e que, recentemente, causou polêmica entre a imprensa polaca e o autor.

Pela primeira vez no Brasil, ele pretende destacar a liberdade de expressão durante a passagem pelo país.  “Nestes tempos tão conturbados, onde os ataques à liberdade de expressão se sucedem, gosto de sublinhar o papel crucial da literatura, o seu imenso poder de contrariar os maus ventos que nos sopram de todo o lado. Poucos dias antes de o meu livro ‘Os Loucos da Rua Mazur’ sair para as livrarias, fui atacado de forma surpreendente por uma parte significativa da imprensa polaca, que me acusava de sujar a imagem e a história do país, ao recordar a participação de muitos polacos na perseguição aos judeus durante e após o Holocausto. Poucas semanas depois, foi aprovada na Polônia uma lei infame que criminaliza a simples sugestão de que essa colaboração existiu – e existiu, os historiadores provaram-na há muito. Essa tentativa de escrever uma história oficial e mandar prender aqueles que a ponham em causa mostra bem como pode ser importante o papel resistente dos artistas e dos criadores. Havendo oportunidade, esse é um dos temas que não gostaria de deixar de abordar na minha visita ao Brasil”, destacou.

Além do lançamento do livro, João Pinto Coelho participa também de um bate-papo em homenagem ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, marcado para o sábado (5), às 18h, no Teatro Benigno Gaiga. Na mesa, ele vai conversar com autores como os moçambicanos Dany Wambire e a brasileira Andréa Del Fuego. A mediação é de Susana Ventura.

Sobre o autor

João Pinto Coelho é arquiteto e professor de artes visuais em Portugal, onde vive. Sua primeira obra foi publicada em 2014 e três anos depois ele recebeu o prêmio LeYa, para uma obra inédita escrita em língua portuguesa e escolhida entre mais de 400 originais de 18 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *