O Antigo Mercado Municipal

Rafael E. Henrique

Para finalizar a nossa série de artigos sobre o Conjunto Arquitetônico da Av. Francisco Salles, iremos hoje falar sobre o antigo Mercado Municipal, que está com a fachada preservada até os dias atuais.

Antigo Mercado Municipal.jpg
Atual local onde estava o Mercado Municipal.jpg

O antigo mercado foi construído em 1890 por José Carlos Garibaldi, com a orientação da Câmara Municipal. Em 2 de fevereiro de 1903 foi inaugurado um novo edifício, construído por Antônio José Loureiro.

Em 1916, durante o mandato do prefeito Francisco Escobar, foi contratado o italiano Manuel Luiz Zuanella para fazer a reforma, seguindo os projetos dos arquitetos José e Otto Piffer, construindo a ala voltada para a Av. Francisco Salles assemelhando à parte superior do Polytheama. As antigas grades foram substituídas por basculantes de vidro e em 1916 foi inaugurada a nova torre. Desta forma, o mercado acabou se integrando ao conjunto arquitetônico de Piffer, do qual também fazem parte: A Prefeitura Municipal, o Teatro Cassino Polytheama e o Grande Hotel.

Em 1969 o Mercado Municipal foi transferido para a Rua Pernambuco, para melhor atender os clientes e tentar melhorar a questão do estacionamento, que no centro da cidade havia se tornado um problema. Mais tarde o mercado recebeu uma cúpula simbólica que lembra o formato da cúpula do antigo mercado, o que podemos considerar uma homenagem.

Enquanto isso, o antigo local do mercado municipal teve modificações internas, porém a sua fachada continua preservada e está funcionando como uma loja de materiais de construções.

A preservação da fachada é muito importante para manter a história da cidade viva. Atitudes como essa acabam sendo um grande exemplo para as empresas de construções verem que nem sempre é necessário demolir o lugar para fazer algo totalmente novo. Principalmente sendo um lugar tão bem projetado por mestres da arquitetura em nosso passado.  

Bom, este artigo finaliza a série sobre o conjunto da Francisco Salles, que foi feito durante o mandato do prefeito Francisco Escobar, mas ainda existem muitas obras na cidade que foram preservadas e outras que deixaram de existir, das quais irei aqui falar para que todos possam tomar consciência de nosso passado e ver a importância da preservação da história, pois afinal “Um povo sem história não pode pensar corretamente o seu futuro”.

E se você quiser ver mais fotos sobre o antigo mercado, acesse este link.

*Rafael E. Henrique é formado em Ciências da Computação em São José dos Campos e também tem uma paixão por história e fotografia, o que o levou a criar o site Resgatando Cidades e o Resgatando Poços de Caldas para mostrar comparações e pesquisas sobre o passado da cidade com a intenção de incentivar a sua preservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *