quinta-feira , 24 agosto 2017
Cantina do Araújo

Prefeitura lança nova edição do Festival Estudantil de Teatro


Apresentações teatrais acontecem de 2 a 6 de outubro, na Urca (Foto: Divulgação).

A Prefeitura lançou oficialmente, nesta quinta-feira (30), a 28ª edição do Festival Estudantil de Teatro – FET. A solenidade de lançamento foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e contou com a participação do ator e professor de teatro, Giovanni Dias, além de representantes das escolas.

“Estamos lançando hoje o 28º Festival Estudantil de Teatro com uma nova proposta, que parte do teatro e das artes como um todo, como ferramenta pedagógica para que, dentro do processo de formação integral do aluno, a gente possa dialogar em um mundo contemporâneo que pede um pouco mais de dinamismo. Essa contemporaneidade permeia o ator no palco, formando a plateia que está assistindo e não simplesmente criando uma barreira entre o que é o público e o que é a cena”, destaca Dias.

Segundo o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques, neste ano o FET terá novo formato. “Vamos resgatar as motivações que levaram à criação do festival. Para isso, as escolas participaram de uma pesquisa, na qual puderam apontar sugestões para a realização de oficinas nas próprias unidades, durante todo o ano. Vamos trabalhar então em um processo de criação teatral, que culminará com as apresentações do FET, em outubro”, explica.

Serão ofertadas oficinas de concepção e criação de figurinos, cenografia e artes cênicas, por exemplo, ministradas pelo professor de teatro Giovanni. “A proposta deste FET é iniciar uma série de oficinas de dramaturgia, tanto nas escolas públicas como nas particulares, de como construir o texto para dialogar com esse público contemporâneo, como utilizar as ferramentas modernas de tecnologia para passar informações aliadas ao teatro e como a escola tem utilizado seu espaço para a formação desse aluno, através da arte. Neste sentido, o festival terá oficinas, mas, além disso, vai gerar um debate quanto à função da arte dentro da própria escola”, enfatiza o ator.

Assim, o 28º FET teve início já nesta quinta-feira, com término previsto para 10 de dezembro, com painel e relatório de avaliação. O objetivo é promover, incentivar e divulgar o teatro nas escolas, buscando o estímulo da produção artística e a formação de um público crítico apurado pela estética cênica.

A professora Rosamar de Oliveira, da Escola Municipal Irmão José Gregório, participou do lançamento do FET. “Com a proposta recebida hoje, pode-se perceber que teremos maior apoio, melhor acolhimento e formação para que realmente o trabalho da arte aconteça com eficácia dentro do espaço escolar. Acredito que estaremos mais acolhidos e que bons resultados virão neste ano”, afirma.

Apresentações
As apresentações teatrais do FET serão realizadas de 2 a 6 de outubro, no Espaço Cultural da Urca, com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular. O festival foi criado em 1990 e já levou aos palcos da Urca, do Palace Casino e do Colégio Pio XII, mais de 600 espetáculos, com público de mais de 170 mil pessoas, entre estudantes e comunidade.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social.

APP Poços Já

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *