Grupo organiza caminhada pelo Córrego Vai e Volta

Eventos
Grupo é formado por arquitetos, urbanistas, ambientalistas, educadores, artistas e outros profissionais (Foto: Divulgação).

Neste domingo(19), às nove da manhã, o grupo “A Cidade que Engole Rios” realizará uma caminhada ao longo do percurso do córrego Vai e Volta. O evento tem como objetivo dar ao participante uma percepção dos limites do rio e o espaço que ele ocupa dentro da cidade.

Durante a caminhada, será discutido o conceito de bacia hidrográfica, seus limites e a importância da bacia hidrográfica do córrego para Poços. Segundo o grupo, o passeio não será uma aula e sim uma conversa, uma troca de conhecimentos e de vivências. Também não será um passeio ecoturista, já que será feito pela malha urbana.

Os participantes receberão um mapa da bacia hidrográfica com as ruas da cidade sobrepostas, assim fica fácil a visualização das partes do rio tamponadas e abertas, além de toda a extensão de seus afluentes.

O evento terá início em frente ao muro que impede o acesso ao córrego na rua Junqueiras, próximo a rua Rua Assis Figueiredo, e seguirá o percurso do Vai e Volta até a rua Frederico Laier. O percurso será de 4 km contando a caminhada de ida e volta.

Informações sobre o grupo e o percurso são encontradas na página do Facebook A Cidade que Engole Rios, que também traz informações sobre os rios e a bacia hidrográfica.

O grupo

O Grupo A Cidade Que Engole Rios é formado por arquitetos, urbanistas, ambientalistas, educadores, artistas e outros profissionais que se uniram com o objetivo de discutir os rumos urbanísticos da cidade após a enchente ocorrida em janeiro de 2016.

A tempestade, que durou aproximadamente uma hora, causou danos consideráveis a imóveis, veículos e mercadorias de lojas do centro.  Além de inundar as principais ruas do centro e evidenciar um problema não apenas de Poços de Caldas, mas de várias cidades brasileiras: as construções por cima dos rios. Para o grupo, estas construções acabam por não acomodar a vazão da água, visto que ocupam as margens e a superfície dos rios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *