Galeria Ampliart fará exposição de caricaturas

Exposições
Caricatura de Luciano Magno retrata o lendário músico Noel Rosa.
Caricatura de Luciano Magno retrata o lendário músico Noel Rosa.

De 24 a 26 de fevereiro, a Galeria Ampliart estará aberta especialmente ao público apreciador das caricaturas. As peças do artista Luciano Magno serão expostas a todo o público da cidade e região, em três dias de atividades culturais. As obras de Magno retratam personalidades destacadas nos cenários nacional e internacional da música e da política mundial, além das produções originais do artista, que trazem uma ênfase poética.

Segundo o autor, entre as obras apresentadas para o público estarão expostas as caricaturas de Noel Rosa, Winston Churchill, Charles de Gaulle, J. Carlos, Picasso e também trabalhos inspirados na série Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, na série Guernica. Magno explica que o conceito das suas obras arremete a traços minimalistas. “São caricaturas sintéticas e expressionistas, que refletem, através de um traço minimalista, em poucas linhas, o perfil estético e psicológico dessas grandes personalidades mundiais retratadas e caricaturadas”, completa o Magno.

Lançamento

Além da exposição de suas obras, Magno fará também o lançamento oficial de dois livros de sua autoria: “História da Caricatura Brasileira” e o “Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil”.

Dentro da programação do evento, duas palestras serão ministradas pelo autor nos dias 25 e 26 de fevereiro, das 19h às  21h. O primeiro dia de apresentação terá como tema central “A caricatura no Brasil, seus primórdios e consolidação no século XIX” e, ao final, acontecerá um debate sobre a caricatura brasileira no século XX. Já no dia 26, o tema de discussão será “A participação feminina na caricatura brasileira”, enfatizando duas figuras importantes, Nair de Teffé, a primeira caricaturista brasileira e ex-primeira-dama do Brasil, que foi casada com o presidente da república Hermes da Fonseca; e também a artista Hilde Weber, uma das mais notáveis do gênero humorístico. Ao final de cada palestra, será sorteado um livro do caricaturista.

O artista

Luciano Magno é caricaturista, historiador, autor da obra “História da Caricatura Brasileira”. Foi também organizador da 1ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil e de seu catálogo. Magno é idealizador do projeto “Museu da Caricatura Brasileira”, que tem como objetivo preservar e resgatar a memória e o acervo histórico dos caricaturistas e chargistas nacionais.

Registros pessoais do artista o tornam reconhecido também por ter descoberto a primeira charge em território brasileiro, quando apresentou e classificou uma charge anônima, publicada em 1822, no jornal  O Maribondo, de Recife. Trata-se da primeira caricatura brasileira, estabelecendo a data de 25 de julho de 1822 como o marco inaugural desse gênero artístico no país.

Programação

A Galeria Ampliart é aberta ao público geral. A entrada é gratuita e o horário da exposição é de quarta a sexta-feira, das 8h às 18h. Para mais informações sobre a programação da galeria, os interessados podem entrar em contato com a Ampliart pelo telefone (35) 3721-0003, tratar com Douglas ou Jorge. O público também pode conhecer as atividades da Galeria Ampliart pela internet. Basta acessar o site, neste link.

Serviço

Exposição “Luciano Magno – Caricaturas & Caracteres”

Entrada:Gratuita
Quando: 24 até 26 de fevereiro

Horário: Quarta a sexta, das 8h às 18h.

Palestra: Dia 25(quinta-feira) e 26(sexta-feira) de fevereiro, das 19h às 21h
Onde: Galeria Ampliart, Rua Paraná, nº 487, Funcionários, Poços de Caldas-MG
Contato: (35) 3721-0003 – Douglas ou Jorge

Site: www.ampliart.com

Fonte: Galeria Ampliart

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *