Exposição sobre o medo na literatura infantil começa hoje

Exposições
Exposição é realizada na Biblioteca Centenário.
Exposição é realizada na Biblioteca Centenário.
Painéis foram solicitados pela coordenadora das biblitecas públicas municipais, Maria das Dores.
Painéis foram solicitados pela coordenadora das bibliotecas públicas municipais, Maria das Dores.

A exposição itinerante “A imagem do medo na ilustração de livros infantis brasileiros” começou nesta terça-feira (8) e segue até 25 de setembro na Biblioteca Centenário, que fica no Espaço Cultural da Urca.

A mostra, da Fundação Nacional do Livro Infantojuvenil (FNLIJ), é composta por 13 painéis, com ilustrações e trechos de livros infantis. Entre eles, “O Menino Inesperado”, de Elisa Lucinda, com a seguinte citação: “E se o assunto é morte você tem que, além de forte, ter muita sorte para não conhecer o meu poder”.

Também estão presentes obras como “Contos de Enganar a Morte”, de Ricardo Azevedo, “Sete Histórias para Sacudir o Esqueleto”, de Angela Lago, e “Enquanto seu Sono Não Vem”, com textos de Edson Gabriel Garcia e ilustrações de Laurabeatriz.

A exposição foi solicitada pela coordenadora das bibliotecas públicas de Poços, Maria das Dores. “O medo está sempre presente no imaginário, tanto infantil quanto dos jovens. A educação das crianças muitas vezes é pelo medo, quando a mãe fala ‘não vai ali que o bicho papão te pega’, ou ‘se você não dormir, a cuca vai pegar’. Então o medo habita o nosso universo, a nossa cultura. É fascinante”, explica a bibliotecária.

Escolas e instituições podem agendar visitas à exposição, pelos telefones 3697-5216 e 8883-4335.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *