Casa Lab3 e Cia Nós de Teatro despertam Poços de Caldas para um novo teatro

Teatro

A intervenção cênica propôs  uma alternativa ao modo de interação do público com as artes cênicas, sem palco e cortinas, mais caseiro, orgânico e bastante intimista.
A intervenção cênica propôs uma alternativa ao modo de interação do público com as artes cênicas, sem palco e cortinas, mais caseiro, orgânico e bastante intimista (foto: Corrente Cultural).

A Casa Lab3, sede do Coletivo Corrente Cultural, recebeu na noite da última quinta-feira (27), dentro do projeto “Teatro na Casa”, o espetáculo “O ritual”, que contou com cenas curtas em diferentes ambientes da residência, localizada no bairro Novo Mundo I. A ideia foi encurtar a distância entre o ator e a plateia. A montagem foi uma criação da Cia. Nós de Teatro, que iniciou sua trajetória com uma apresentação relacionada a história corporal e religiosa de cada integrante.

Mesmo com um dia atípico na semana, com muita chuva e um frio intenso, a intervenção cênica preparada para as 20h para um público máximo de trinta pessoas, teve os convites esgotados ainda no final da tarde. O sucesso, segundo os realizadores, se deve ao potencial inovador da proposta, propondo uma alternativa ao modo de interação do público com as artes cênicas, sem palco e cortinas, mais caseiro, orgânico e bastante intimista.

“Poços de Caldas está caminhando para uma nova estrutura no sentindo artístico, aos poucos percebemos que tem público na cidade, agora a missão dos artistas é buscar fazer esta ligação, criando novas possibilidades de fazer e ser teatro. O Projeto Teatro na Casa surge como uma forma muito interessante e prática de usufruir arte e cultura, criando um espaço mais íntimo e aconchegante com o espectador”, afirmou Évila dos Anjos, atriz e integrante da Cia Nós de Teatro.

A ação, que integrou o calendário de atividades da Casa Lab3, também propôs discussões e reflexões após a encenação, com uma confraternização na cozinha com o público presente.

“Queremos levantar discussão sobre o que é teatro. Se é levar as pessoas às casas de teatro tradicionais ou se é inventar uma forma de ver teatro junto com as pessoas”, conclui Évila, que formou o elenco ao lado das atrizes Katerine Sannini e Leidy Nara, além da atriz convidada Viviane Nassif. O espetáculo ainda teve a sonoplastia de Danilo de Abreu e Gilmar Silvério.

Projeto Teatro na Casa surge como uma forma interessante e prática de usufruir arte e cultura, criando um espaço mais íntimo e aconchegante com o espectador.
Projeto Teatro na Casa surge como uma forma interessante e prática de usufruir arte e cultura, criando um espaço mais íntimo e aconchegante com o espectador (foto: Corrente Cultural).

Lab 3

 A casa coletiva Lab3 ficou otimista com a parceria, mostrando que o espaço foi criado com o intuito de fomentar a cultura local e está de portas abertas para futuros projetos e ações. “A importância dessa intervenção teatral ter acontecido na casa é que ela foi de encontro com um dos objetivos da Lab3, desde sua estruturação no começo do ano, que é abrigar projetos diversos de cultura, educação e na área social. Se colocando nesse aspecto como um espaço cultural, um equipamento criado pela sociedade civil e também a disposição desta, tento o Corrente Cultural como gestor da casa, coordenando as atividades. E vai de encontro porque um dos nossos objetivos é esse: que a Casa possa proporcionar atividades transversais dessas áreas, dando mais volume as produções artísticas e culturais da cidade”, salienta Renan Moreira, que explica melhor quais são os objetivos da Lab3.

 “A Lab3 é uma sede do Coletivo Corrente Cultural, que foi almejada desde o início do Corrente, quando a gente já tinha ela como meta. Foi uma meta que fomos trabalhando ano a ano, estruturando ela melhor. Se no final de 2009, depois de muita pesquisa, resolvemos criar um coletivo, no final de 2014, também depois de muita pesquisa, a gente resolveu criar uma casa para ser gerenciada coletivamente por integrantes do Corrente Cultural. Essa casa tem uma série de critérios de funcionamentos e de manutenção. É uma casa que preza por valores solidários, por valores bastante humanizados e é uma casa que fortalece e leva os três pilares do Corrente Cultural, que é a articulação, a formação e a produção, dentro dessa cena artístico-cultural que a gente trabalha”, finaliza o gestor de comunicação.

 A Casa Lab3 fica na Avenida Francisco Jesualdi, 140, bairro Novo Mundo I, bem próximo ao C.C.A.B Chico Rei. A visita ao espaço pode ser feita diariamente, mediante consulta de horários pelo telefone (35) 8881-8898 ou ainda pelo email correntecultural@gmail.com.

Fonte: Coletivo Corrente Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *