- Publicidade -
16.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

#PARTIUCASAR | Fui convidado! E agora?

- Publicidade -

Se você recebeu o convite para um casamento, fique esperto. Às vezes, alguns convidados desavisados acabam cometendo gafes e atrapalhando um momento que é único na vida do casal. A reportagem do Poços Já Mulher procurou a assessora e cerimonialista Thaís Cobra, em mais uma reportagem da série #PartiuCasar, para entender o que os convidados precisam saber.

Leia o convite

- Publicidade -

Segundo Thaís, muitos problemas podem ser evitados se os convidados lerem os convites com atenção. Lá estão todas as informações essenciais para que participem adequadamente da celebração, como as orientações para confirmação de presença, endereço do site do casamento, se houver, e até onde estão as listas de presentes. “Você foi selecionado para esse casamento, então sinta-se honrado e colabore para que o dia seja ainda mais especial. O primeiro a fazer é prestar atenção nas informações contidas no convite”, orienta a cerimonialista.

Confirme presença

- Publicidade -

A confirmação de presença é importante para o planejamento, principalmente da festa. É fundamental responder, com antecedência, se vai comparecer. “Caso não seja possível ir ao casamento, também informe a ausência e agradeça o convite. A sigla RSVP, que aparece nos convites, quer dizer ‘répondez s’il vous plaît’, expressão que em francês significa ‘responda, por favor’. Dessa forma, entre em contato o mais rápido possível, de acordo com o prazo escrito no convite, geralmente até 15 dias antes da data”, comenta Thaís.

Seja pontual

- Publicidade -

Também fique atento para não se atrasar. Os convites normalmente são entregues de dois a um mês antes da cerimônia, para que todos se programem com antecedência e garantam a pontualidade. Thaís recomenda que os convidados cheguem pelo menos dez minutos antes do casamento.

Assessora e cerimonialista Thaís Cobra recomenda que convidados cheguem pelo menos dez minutos antes do horário marcado (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Evite constrangimentos

Esse é o tópico mais importante dessa reportagem. É comum haver convidados que criam diversas situações constrangedoras. Uma delas é pedir convites extras para os noivos. “O casal sabe quem está convidando e provavelmente teve que selecionar a lista de convidados. Principalmente, não peça convite para alguém que o casal não conhece. O casamento é íntimo, avalie a situação para não intimidar o casal”.

Outro problema comum é exigir lugares específicos na festa. Muitos eventos, que não têm recepção guiada, deixam a organização das mesas acontecer de forma informal. Tem lugar para todos, mas nem sempre é possível a divisão por turmas específicas. “Infelizmente, chega em um momento da festa que não dá para colocar todo mundo junto, nem para montar ou juntar mesas. O buffet tem limite de mesas e o casal está no momento mais feliz da vida, evite criar atritos. É festa, sinta-se em casa, aproveite para confraternizar”, diz a cerimonialista.

Mais dicas

É importante lembrar de outras questões: saiba a hora de tirar fotos e de usar o celular, para não atrapalhar os fotógrafos contratados e também para prestar atenção na cerimônia; se tiver alguma restrição alimentar tente se adaptar em meio às diversas opções oferecidas; saiba que a lista de presentes é apenas uma orientação, utilizada para o caso dos convidados terem dúvidas, ou seja, você pode dar presentes que não estão na lista também.

Se quiser tirar mais dúvidas, o contato com a assessora e cerimonialista Thaís Cobra pode ser feito pelo e-mail thaiscobra@hotmail.com.

Powered by WPeMatico

Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!