- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Circuito das Emoções traz as belezas do leste paulista e sul de Minas Gerais

- Publicidade -
Atletas de divertiram pelas ruas de Águas da Prata no último dia 23 (foto: Circuito Superação)

Andradas (MG), Caconde (SP), São Sebastião da Grama (SP), Divinolândia (SP) e Águas da Prata (MG), no dia 23 de junho. Essas foras as etapas até aqui do Circuito das Emoções 2019 que, além de trazer grandes desafios esportivos, tem movimentado o turismo e apresentado as belezas do sul de Minas e do leste Paulista para os atletas e familiares.
A 5º Etapa do Circuito, a Etapa Coragem, contou com a presença de 450 participantes e foi considerada como uma das melhores do Circuito, com um percurso rápido, com poucas subidas e com o lindo visual de uma das cidades mais lindas do leste Paulista que é Águas da Prata.
O organizador do Circuito das Emoções, Angel Carril, destaca que Águas da Prata já recebe o Circuito há 4 anos e da toda a estrutura para um evento deste porte, agradando a organização e principalmente aos atletas.

“O Circuito sempre foi itinerante, sempre passou de cidade em cidade. E as cidades que dão mais liberdade para nós, para podermos fazer um evento bonito, um evento condizente com a realidade de nossa região, a gente acaba conseguindo mais apoio e acaba retornando. Em Águas da Prata, chegamos ao 4º ano consecutivo fazendo o evento. Temos que agradecer o apoio da Prefeitura, do prefeito, do Departamento de Esporte e a todos envolvidos”, conta Angel, que lembra os benefícios que esse tipo de prova traz para as cidades envolvidas.
“Onde a gente está sendo bem recebido, onde há absorção de nossas demandas, nós acabamos retornando e fazendo um evento maravilhoso. A Superação traz a família para dentro evento e as pessoas acabam consumindo no comércio, nos hotéis… Em Águas da Prata nós tivemos uma bela área de alimentação, que ajuda muito às famílias a poderem participar e fortalecendo nosso evento, graças a Deus”, salienta o organizador.

- Publicidade -
Águas da Prata foi o cenário da Etapa Coragem do Circuito Superação (foto: Circuito Superação)

Campeões 

O Circuito das Emoções 2019 tem sido marcado pela hegemonia da Equipe Corug de Mogi Guaçu no Masculino e das atletas de Poços no Feminino. Mas, em Águas da Prata, apesar da vitória do atleta Edmilson Nunes, de Mogi Guaçu, nos 10 km Masculino, um atleta da casa, Gilberto Inácio do Nascimento, da Prata Runners, desbancou a equipe Corug e ficou com o título dos 5km Masculino. Confira todos os resultados nesse link.  

Já no Feminino nenhuma surpresa, Marcia Gisele nos 10km e Mislene Aparecida nos 5km levaram o título para Poços de Caldas. Márcia Gisele fez quase todas as etapas e venceu todas que disputou. Ela ficou fora apenas da etapa de Divinolândia, pois foi participar da Corrida Mulher Maravilha, em São Paulo, onde foi a quinta coloca. Na corrida do último domingo, em Águas da Prata, ela voltou a participar e mais uma vez foi campeã.

 

“Fui bem, consegui mais uma vitória para Poços e para nosso grupo Pé de Pano. Mas, por causa do acúmulo de provas, por eu ter feito uma meia-maratona há pouco tempo, tenho sentido um pouco. Mas, foi bom. O percurso de Águas da Prata é ótimo, com poucas subidas e foi muito gostoso”, disse Márcia após a prova.
Por sua vez, a poços-caldense Mislene Aparecida não perdeu nenhuma etapa, ganhou todas as provas de 5km do Circuito Superação e já praticamente garantiu o título do Circuito.
“Consegui cinco vitórias em cinco etapas, graças a Deus. A prova de Águas da Prata foi um percurso mais tranquilo, o tempo ajudou muito e consegui fazer uma boa prova. Está sendo ótimo fazer o Circuito Superação, além de ótimas provas, estamos conhecendo lindas cidades, pessoas diferentes. Está sendo uma grande experiência, ainda mais conseguindo as vitórias”, revela Mislene.

Personagem da prova     

 

Elias Soares de Oliveira, de 65 anos, também conhecido como Frei Jabá,  corre o circuito superação pelo segundo ano. Ele é de São Paulo e vende chocolate nas estações de metrô. Com uma fantasia que fazia referência a Ayrton Senna, ele chamou atenção na prova e, conversando com ele, se chega a uma história emocionante.  

“Eu comecei a correr nos anos 80 com a roupa de padre do Corinthians.  Agora já tenho quatro fantasias: “O Brasil que eu quero”, com a bandeira do Brasil; a do Corinthias, chamada “Vai Corinthians”; tem a da minha comunidade Eliza Maria e essa que eu corri a Superação, do Ayrton Senna, que é minha inspiração. Eu comecei a correr de tanto ler as matérias das coisas que ele fazia como atleta e como cidadão”, conta o atleta.

Frei Jabá contou ainda que foi a corrida que salvou sua vida. “Por causa da corrida, eu larguei o alcoolismo nos anos 80. Já fiz quatro maratonas, duas caminhadas de São Paulo a Campinas, uma de São Paulo até Pirassununga. Um dia antes da Corrida Superação eu fiz 50 quilômetros de Santa Cruz das Palmeiras a Vargem Grande, na manhã antes da prova fiz mais 10 quilômetros, completando 72 quilômetros em dois dias”, diz o icônico atleta.

Repórter Fitness

Das cinco etapas até desse ano do Circuito das Emoções, participei de três: Caconde, Vargem Grande do Sul, onde consegui o primeiro pódio da minha vida e agora de Águas da Prata. De todas, com certeza o percurso da Prata foi o mais tranquilo. Muitas retas e a beleza estonteante daquela cidade, que quem conhece sabe que é uma das mais agradáveis do interior de São Paulo.

Pois bem, por tudo isso tinha tudo para fazer uma ótima prova, não fosse uma infecção na garganta que me tirou do trabalho e dos treinos na semana anterior. Até um dia antes da Etapa não tinha certeza se iria participar pois não estava bem. Porém, a vontade de correr falou mais alto e fui para Águas da Prata mesmo debilitado e como diz o nome da Etapa, foi uma prova de pura Coragem.
Fiz o percurso muito abaixo do meu normal, sofri bastante a cada quilômetro. Na segunda volta dos 10km já não me aguentava, mas, ao final, minha chegada com 53 minutos, na 13ª colocação da categoria, valeu como uma vitória. Muitas vezes, participar é mais importante do que ganhar. Agora, expectativa total para a próxima prova do Circuito, no dia 18 de agosto, na cidade de Guaxupé, a Etapa Gratidão. Até lá!

   

 



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!