- Publicidade -
17.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Atleta de Poços é vice-campeão nos Jogos Escolares

- Publicidade -
Pedrão estuda no CAIC – Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto e faz parte do Projeto Atletismo Poços de Caldas (foto: divulgação)

O atleta poços-caldense Pedro Henrique Querino de Oliveira, o Pedrão, fez parte da equipe de Minas Gerais que representou o estado nos Jogos Escolares da Juventude do Módulo I (12 a 14 anos), que aconteceram na cidade de Curitiba (PR) entre os dias 11 e 15 deste mês. Pedrão participou de duas provas, sendo vice-campeão do revezamento 4×75  e 5º lugar nos 75 metros.

O jovem estuda no CAIC – Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto e faz parte do Projeto Atletismo Poços de Caldas. Este é o segundo ano consecutivo que o atleta se classifica para os Jogos Escolares. Nos 75 metros rasos, em uma prova disputada, Pedrão ficou na 5ª colocação, apenas 9 centésimos do primeiro colocado.

- Publicidade -

Já no revezamento 4 x 75 metros rasos, ocupou a 4ª posição na corrida.  A equipe de Minas Gerais ficou em segundo lugar, atrás apenas do Rio Grande do Sul. “Peguei o bastão na quinta posição e conseguiu dar uma arrancada com muita velocidade, ajudando a equipe do nosso estado a conseguir o vice-campeonato”, disse o atleta após a prova.

Dificuldades

Pedrão faz parte do Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte nº 8.624/09 que tem como incentivadores as empresas Climepe Total e Construtora Etapa; e apoio da DME Energética.

O responsável pelo projeto, professor Sidnei De Parolis, explica que o resultado de seu atleta foi ainda mais importante levando em consideração que a equipe não pôde treinar durante vários dias.

“Tentamos nestes últimos dias dar todo o suporte para o Pedrão, assim como para os outros alunos do nosso projeto que acontece na Pista Municipal de Atletismo. Ficamos impossibilitados de treinar entre os dias 10 a 30 de agosto devido a show realizado no local. Tivemos que improvisar os treinos no Parque Municipal e no campo dos escoteiros, pois o Ronaldão, local sugerido para treinarmos não se pode usar o gramado. Esse fato ocasionou a saída de alguns alunos do nosso projeto e prejudicou muito os treinamentos dos atletas que estão se preparando para as competições do final de ano. Nossa equipe estava praticamente montada para estas competições e agora teremos que em um período muito curto tentar recuperar o número ideal de alunos”, lamenta Sidnei.

Próximos compromissos

O Projeto Atletismo Poços de Caldas tem várias competições até o final do ano. A Pista Municipal de Atletismo recebe nos dias 5 e 6 de outubro o Campeonatos Brasileiros dos Institutos Federais. Já no dia 14 de outubro acontece o Jojuninho e no dia 11 de novembro as competições de atletismo da Lidarp.

Já fora de Poços, a equipe de atletismo terá vários compromissos. Dos dias 6 a 8 de outubro, nossos atletas vão até Santiago, no Chile, para a disputa dos Jogos Sul-americanos da Juventude. Nos dias 28 e 29 de outubro é a vez da equipe ir até Porto Alegre (RS), para a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Interclubes e entre os dias  16 a 25 de novembro é a vez dos Jogos da Juventude Brasileiros do Módulo II, que acontece em  Brasília/DF.

Jogos Escolares

Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.

Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento foi o responsável pelo surgimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, do semifinalista Leonardo de Deus, da natação, além do jogador de basquete poços-caldense Raulzinho, atualmente na NBA.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, o Brasil foi representado por 97 atletas. Deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, nada menos que 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude, entre eles os medalhistas Layana Colman (judô), Hugo Calderano (tênis de mesa), Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!