- Publicidade -
24.1 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Repórter Fitness | Primeiro desafio: Studio Ação

- Publicidade -
Studio Ação fica na rua São Paulo (foto: João Araújo/Poços Já).

Esta é a primeira reportagem da série Repórter  Fitness, na qual o Poços Já Esporte e Bem-Estar me coloca à prova. Vou encarar desafios nos mais variados esportes e mostrar que Poços é um dos melhores locais para a prática esportiva do Brasil, além de contar com grandes profissionais da área.

Por falar nisso, o que não falta em Poços de Caldas são bons profissionais de atividade física. Por isso, a dificuldade de saber por onde começar essa série. A escolha acabou sendo pelo Studio Ação, local conhecido pelo seu método próprio de treinamento funcional: o Cross Sport.

- Publicidade -

Conheci o Studio por ser local de treino de uma das atletas mais importantes da cidade, Roberta Moretti, destaque tanto no golfe quanto no cricket, que leva o nome de Poços para o Brasil e para o mundo.

O responsável técnico pelo Studio é o profissional de Educação Física Bruno Pagin, que atua na área desde 2008 e trabalha como personal desde 2010. Ele já trabalhou em várias academias da cidade e está à frente do Studio Ação desde junho do ano passado.

Bruno se formou na Unifae, em São João da Boa Vista, fez vários cursos de Treinamento Funcional, Fisiologia do Exercício e Periodização de Treinamento. Agora, cursa especialização em treinamento funcional na Faculdade Estácio de Sá, em São Paulo.

Equipe tem profissionais especialistas no método (foto: João Araújo/Poços Já).

Sobre o método

Fui recebido por Bruno na sede do Studio, que fica na rua São Paulo 511, perto da Igreja de São Benedito. O local é agradável, totalmente adaptado para a prática do treinamento funcional. Fui preparado para o treinamento funcional, que já pratiquei por algum tempo, porém o professor Bruno me deixou a par das peculiaridades do Studio Ação.

“Nós temos uma metodologia própria de treinamento, o Cross Sport, que é uma metodologia que o Studio desenvolveu baseada no treinamento funcional. Nossos alunos não têm um horário e nem dia fixo para treinar, com liberdade para escolher o melhor horário e dia para realizar o treino. Nós temos três professores formados, para dar uma segurança maior para o aluno e deixar o treino mais dinâmico. Os planos são baseados em três vezes por semana, a partir de R$115 por mês”, explica Bruno.

O Cross Sport busca desenvolver e melhorar as capacidades físicas com ênfase na potência, por meio de levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico. “Quero deixar bem claro que o Cross Fit é um programa à parte, é uma rede que cresce mundialmente, você tem que ser credenciado e certificado para usar a marca Crossfit. É considerado o Esporte do Fitness”, salienta o professor.

Bruno explica que o método do Studio Ação serve tanto para atletas profissionais, quanto para as pessoas comuns. São trabalhadas capacidades físicas como força, resistência muscular, equilíbrio, condicionamento físico, agilidade, coordenação e potência. Além disso, o treinamento adapta movimentos de cada esporte para fortalecer musculaturas específicas dos atletas. “Temos atleta de golfe, que patrocinamos, com treino específico, voltado para fortalecer a musculatura que é usada para esse esporte. Temos também atletas de vôlei de areia, judô, entre outros. Se o aluno tem alguma lesão conseguimos adaptar o exercício de uma forma que o mesmo possa realizar o exercício de uma forma segura. Dessa forma, conseguimos individualizar bem o treino para cada aluno”.

O treinamento funcional é indicado para pessoas que buscam emagrecimento e condicionamento físico, mas também influencia diretamente na qualidade de vida. Atividades como subir escadas e correr, por exemplo, podem ser realizadas sem dor.

Os exercícios também são indicados para idosos, já que ajudam a desenvolver e melhorar o equilíbrio. “Temos alunos de 16 até 72 anos. Dependendo da necessidade de cada um, nós conseguimos trabalhar com todo mundo dentro do treinamento funcional nessa metodologia nossa, que é o Cross Sport”, diz Bruno.

A cada dia da semana, o Cross Sport trabalha uma capacidade física diferente, como resistência, equilíbrio, condicionamento e força, enquanto nas academias a divisão é feita por grupo muscular.

O treino

Abdominal faz parte do treinamento (foto: João Araújo/Poços Já).

Sem mais delongas, chegou a hora do meu desafio. Foi um treino misto. Três exercícios seguidos sem intervalo entre eles, método conhecido como triset. Um exercício de força, um de condicionamento e um de resistência abdominal. Bruno me contou que são feitas de duas a quatro séries, dependendo da aptidão física do aluno. O mais iniciante realiza duas séries com uma carga menor e o aluno mais avançado pode aumentar a carga e fazer quatro séries de cada triset. Como eu sou principiante, decidi fazer duas séries, e no final do treino tive a certeza que fiz a escolha certa.

Bruno me explicou que eu teria mais dificuldade no condicionamento físico, porque apesar de eu ter experiência em pedalar, caminhar e correr, eu tenho o condicionamento físico específico para essas modalidades. Dito e feito, apesar de ter fôlego para fazer os exercícios, sofri bastante com o cansaço, coisa que os alunos que estavam fazendo no momento, com mais tempo de casa, não sofriam. Dava para ver claramente o quanto os treinos os ajudam no condicionamento físico.

Minha primeira série com três exercícios foi a mais tranquila, talvez por estar descansado, com push press, que é um levantamento de peso com agachamento, o popular polichinelo e uma abdominal em cima da bola. Quando terminei as duas séries sabia que aguentava mais, mas como não tinha ideia do que vinha pela frente, preferi passar para os próximos exercícios.

Método pode ser adaptado para atletas de diferentes modalidades (foto: João Araújo/Poços Já).

A série seguinte começou em agachamento com lançamento de wallbol, exercício de resistência e força, difícil, mas muito legal de se fazer. O seguinte foi o chamado escalador, que consiste em apoiar a mão no chão e fazer exercícios com a perna: cansa muito! Bem difícil chegar até as 30 repetições. O último dessa série foi mais uma abdominal. O fato de intercalar exercícios de explosão com os de força faz com que ganhe um gás a mais.

Na repetição dos exercícios fiz todos com o rendimento menor. Não aguentaria mais, ou faria muito aquém do necessário. Não me imagino fazendo quatro séries com esse condicionamento físico atual.

O último grupo de exercícios começou com swing, uma espécie de levantamento de peso que é conhecido por ajudar muito a queima de gordura; seguido por subida e descida de escada. Saí completamente esgotado, achando que não conseguiria fazer o último exercício, um agachamento com peso. A repetição foi muito complicada, mas o fato de saber que eram os últimos me ajudou muito.

Terminei o treino muito cansado, mas com aquela sensação boa de ter trabalhado várias partes do corpo e o sentimento agradável de ter conseguido. O treinamento funcional é realmente muito dinâmico, ficam claros os motivos que fazem com que essa modalidade cresça no mundo todo, ganhando cada dia mais adeptos. Saí muito feliz com a aula e com todo o ambiente do Studio Ação.

Número de séries é definido junto com o aluno (foto: João Araújo/Poços Já).

Alunos

Como o próprio professor Bruno Pagim destacou, a metodologia do Studio Ação serve tanto para atletas profissionais como para pessoas comuns, que buscam qualidade de vida. Gustavo Mamud Gonçalves é uma dessas pessoas. Ele treina no Studio Ação desde o início de janeiro e já sente toda a diferença na sua vida.

“Sempre gostei de fazer atividade física, ia na academia, mas de um tempo para cá eu estava parado. Tinha enjoado de academia, não gostava de ficar puxando peso e comecei a treinar aqui e gostei muito. Todo o dia um treino diferente, o pessoal sempre me incentivando. No começo eu queria adquirir condicionamento físico e perder um pouquinho de peso. O peso eu já perdi e ganhei bastante condicionamento físico. Agora quero manter o peso e ganhar cada vez mais condicionamento físico, sempre pensando na minha saúde.  A parte mais difícil é pegar o ritmo quando está começando, mas pega rápido. Em duas semanas já começa a sentir um pouco”, conta Gustavo.

Entre os alunos de alto rendimento, destaque para Roberta Moreti, uma das principais atletas poços-caldenses em duas modalidades: golfe e cricket. No golfe, ela conseguiu bons resultados no ano passado, com duas terceiras colocações no nacional e três vitórias no Paulista. Atualmente ela está em terceiro lugar no ranking nacional e segundo no paulista.

Já no cricket, ela foi a melhor jogadora do sul-americano do ano passado, campeã junto com a seleção brasileira da modalidade, resultado que lhe rendeu o convite para jogar na Philadelphia, com as equipes do Canadá e dos Estados Unidos, ao lado da ex-capitã da equipe inglesa, Claire Taylor.

Roberta destaca como o Studio Ação a ajudou em todas essas conquistas. “Eu comecei no Studio há quase 2 anos e sempre digo que só estou competindo no nível atual por causa da minha preparação física, resultado dos treinos no Studio e da dedicação e carinho que eles têm comigo. Além de não ter mais dores, hoje consigo participar de campeonato de golfe e cricket por 4/5 dias seguidos mantendo meu nível até o último dia. Me ajuda muito. Ano passado participei de 14 competições, de março a outubro, sem nenhuma lesão. É legal para mostrar para as pessoas que o treino com todo esse foco ajuda muito na resistência e força. Tenho muito orgulho de ter o Studio por trás disso”, relata a atleta.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!