- Publicidade -
16.4 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Pelada Cuca Fresca: desde 1982 celebrando futebol e amizade

- Publicidade -
Pelada Cuca Fresca acontece todos os sábados (foto: Rafael Santos/Poços Já).

Lá no ano de 1982, uma turma de amigos decidiu criar a pelada Cuca Fresca, na chácara do sr. José Teixeira, Morada dos Pássaros. Trinta e cinco anos depois, há muito tempo praticada em meio às belezas do Clube Náutico Praia do Sol, todas as manhãs de sábado, a pelada continua reunindo amigos, em uma celebração do esporte e da amizade.  

Se a juventude já não é o ponto forte da turma, a qualidade técnica sempre foi uma marca da Cuca Fresca que, como o nome já diz, tem a descontração à frente da competição. Valdecir Adolfo de Souza, o Vermelho, é um dos fundadores. Ele destaca que nesse tempo muitas pessoas passaram por ela e que grande parte está há muitos anos. “Ficamos muito anos lá [na chácara], mas após um tempo viemos para a Praia do Sol e aqui estamos. Em um cenário muito bonito, com comodidade, com o visual que é lindo, que até inspira alguns atletas a jogar futebol. Temos atletas que estão comigo desde o começo, como o Helinho, o Miltinho, o Capacete, que está há muito tempo. Temos vários jogadores aqui que não iniciaram, mas deram continuidade”, conta Vermelho. 

- Publicidade -
Se a juventude não é mais o ponto alto dos atletas, a qualidade técnica nunca deixou de existir (foto: Rafael Santos/Poços Já). 

Ele lembra o tempo que o time da pelada era tão forte que não perdia nem para combinados com atletas da Caldense. “Antes nós convidávamos o pessoal para montar times para jogar contra nós. Mas, na verdade, era difícil ganhar da gente, o time era muito forte. Já chegamos a convidar o time da Caldense pra jogar contra nós quando eles estavam de folga, chegava lá e eles não conseguiam ganhar. Não tínhamos rivais. Com o tempo, não temos mais aquele fôlego para jogar duas etapas, mas, no primeiro tempo principalmente, o jogo é bonito. Percebe-se que o pessoal toca muito bem na bola e é do ramo”.

Donizete Capacete, um dos membros mais antigos e Vermelho, o fundador da pelada (Foto: Rafael Santos/Poços Já)

O comunicador Donizete Capacete, figura querida pelos poços-caldenses, já participa da pelada há quase 20 anos e destaca essa longevidade que gerou grandes amizades. “É uma pelada muito gostosa. A gente vem para divertir e bater um papo com os amigos. Isso é muito importante. Evidente que um ou outro amigo acaba saindo, mas a base, o pessoal aqui de Poços, dificilmente deixa a pelada. Virou uma família maravilhosa, de amigos verdadeiros, que se encontram em um lugar lindo e maravilhoso que é a Praia do Sol”.

há muitos anos, belezas da Praia do Sol são o pano de fundo da Pelada Cuca Fresca (foto: Rafael Santos/Poços Já).

José Carlos Daré, muito conhecido pela atuação no esporte de Poços, é daqueles que não perdem uma pelada. “Já faz uns oito anos que eu estou participando da pelada. O pessoal vem para descontrair, fazer o que gosta, que é jogar futebol e ver os amigos. Por isso não tem problemas de briga. É um pessoal sossegado e uma pelada muito gratificante, em um espaço maravilhoso, com uma vista maravilhosa, que é da Praia do Sol. Somos privilegiados”, finaliza.



- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
- Publicidade - Laboratório Prognose
Veja também
- Publicidade -












Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!