Flipoços dedica programação à candidatura de Poços às Cidades Criativas da Unesco

Literatura

Há cerca de três anos, um grupo de voluntários que reúne representantes de 170 cidades do Sul de Minas trabalha para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). O trabalho, que tem intenso apoio do Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas), será evidenciado na 17ª edição do evento.

Com mesas, atividades especiais e a recepção de uma comitiva da cidade de Óbidos (Portugal), o festival terá uma programação especialmente dedicada à importância desta candidatura, que ocorre em 2023, sob coordenação do Polígono Sul-mineiro do Livro.

O 17º Flipoços ocorre de 3 a 11 de setembro de 2022, com a temática “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”. Dedicando programação ao Ciclo Literário Sul-mineiro, receberá atividades híbridas e abertas ao público, com a exibição de vídeos e debates. De acordo com a curadora do evento, Gisele Ferreira, as mesas trazem relevantes convidados e discutem o impacto da literatura na sociedade.

A candidatura do município junto à Unesco ocorre no próximo edital, em junho de 2023, na temática da literatura. O trabalho vem sendo realizado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, além das pessoas que fazem parte do Comitê Organizador da “Poços Literária”, título do projeto.

“Isso não seria possível se o grupo de voluntários do Polígono Sul-mineiro do Livro não estivesse tão empenhado em inserir Poços de Caldas na Rota Internacional das Cidades Criativas, na área da literatura. São cidades representadas por pessoas que, em sua maioria, não são poços-caldenses, mas entendem a relevância dessa candidatura para Minas Gerais e para o Brasil. Com isso, o Flipoços irá receber sete mesas que evidenciam o trabalho do Ciclo Literário Sul-mineiro e discutem essa relevância. Desejamos incentivar também o apoio das autoridades e da população de nossa cidade à essa candidatura”, informou.

Segundo Gisele, trazendo aspectos que refletem a importância das cidades criativas, durante o Flipoços, Poços também receberá uma comitiva de Óbidos (Portugal), primeira cidade em língua portuguesa que integra a rede internacional de cidades criativas da literatura.

A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas. Patrocínio do DME através da Lei de Incentivo a Cultural do Estado. Apoio Cultural Frooty, Sicredi, Café Três Corações. Parceria cultural e educacional Sesc e Senac. Apoio Institucional Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária.A Rede

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. A iniciativa serve como uma plataforma internacional de intercâmbio e colaboração entre cidades para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, notadamente o Objetivo 11 sobre cidades e comunidades sustentáveis.

A Rede é composta por 295 cidades em 90 países, que investem em cultura e criatividade, nas áreas de artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. No Brasil, já integram a rede as cidades de Curitiba (PR), Brasília (DF) e Fortaleza (CE), na temática de design; Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Salvador (BA) e Recife (PE), na categoria de música; João Pessoa (PB), no grupo de artesanato e artes populares, Santos (SP), no tema de cinema e Campina Grande (PB), reconhecida em artes midiáticas.

Nenhuma cidade no país integra a Rede no segmento da Literatura. Poços de Caldas pode se tornar a primeira cidade no Brasil a integrar a Rede Internacional pela Literatura e a segunda em Língua Portuguesa, depois de Óbidos, em Portugal.

Clique aqui para saber mais e acessar a programação completa  da Flipoços.