Esquadrilha da Fumaça se apresenta no próximo sábado em Poços

Últimas Notícias

No próximo sábado (23), Poços de Caldas será palco da apresentação da Esquadrilha da Fumaça e de outros sete aviões A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira. A demonstração será no Aeroclube da cidade, com início às 15h30 e previsão de 45 minutos de show no céu. A recomendação é que o público chegue com antecedência. O evento é gratuito.

Esquadrilha

A Fumaça é formada por 13 militares da Força Aérea Brasileira e completa 70 anos em 2022. Com manobras arrojadas, a esquadrilha se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB. Algumas manobras são exclusivas e fazem a Fumaça brasileira se diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça surgiu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo. O objetivo era incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.