CONTAGEM REGRESSIVA | Poços se prepara para aniversário de 150 anos

Sem categoria
Totem inagurado em janeiro deste ano traz a contagem regressiva para o aniversário da cidade (foto: divulgação)

Nesta quinta-feira (9), faltam exatos 150 dias para que Poços de Caldas complete seus 150 anos de história. No dia 06 de novembro deste ano, o município completa este jubileu que ficará marcado na história da cidade. Por esta data, a prefeitura prepara uma programação especial de aniversário à toda população, e já têm desenvolvido também ações pontuais, alusivas ao aniversário.

Dentro da programação dos 150 anos, já foram desenvolvidas inúmeras atividades em setores diversos. Uma exposição virtual que homenageou 150 mulheres de Poços, foi promovida pela secretaria municipal de Cultura. A secretaria municipal de Planejamento, juntamente à Educação, desenvolveu também uma ação de valorização histórica da cidade, com a formação para educadores em alusão às comemorações deste ano.

Todos os eventos públicos já recebem a logomarca dos 150 anos de Poços, assim como os eventos privados, que podem também solicitar a identidade visual dos 150 anos para integrarem esta programação específica. O Totem, inaugurado oficialmente em 14 de janeiro deste ano, segue também com a contagem regressiva, além de apresentar outras informações de prestação de serviços e também de eventos a serem realizados na cidade, que compõem também a programação de 150 anos. A Comissão do Aniversário de 150 anos de Poços, também prossegue na estruturação de ações especiais em alusão à data.

 

História

No contexto histórico, no dia 6 de novembro foi realizada a ampliação do território do município em 1872.  Dentro dos relatos, o local que veio a se tornar posteriormente a cidade, ficou muito conhecido ainda em 1819, pela descoberta das águas termais, a 1.186 metros de altitude, encontrando-se em uma caldeira vulcânica, e cercada pela Serra de São Domingos. Só então em 1872 com a ampliação do local, quando aumentada em 40 alqueires em 6 de novembro, que foi registrado de forma oficial o aniversário da cidade.