Espetáculo “Causos de Passarinho e os Detetives da Natureza” será apresentado em escolas municipais

Teatro

O espetáculo “Causos de Passarinho e os Detetives da Natureza” será apresentado nesta sexta-feira (10) no Programa Municipal da Juventude (PMJ) Vilas Unidas, que fica na zona oeste da cidade. Em seguida, vai para escolas municipais e Centro Social Urbano. A iniciativa foi aprovada no edital de patrocínio direto da Prefeitura de Poços de Caldas, via Secretaria Municipal de Cultura. 

Julia Montezano, Aria Nery e Gui Guerriero estão no elenco (foto: Walter de Andrade)

“Causos de Passarinho” conta a história de três pássaros amigos, a partir da visão dos Detetives da Natureza. Bem-te-vi, João-De-Barro e Sanhaço Azul, que convivem entre si e com outras espécies pelos ares, copas das árvores, ruas, postes, parques, bordas de rios e lagos da cidade, se deparam com uma situação inesperada e precisam se unir para resolver os problemas da vizinhança. 

Quantas aventuras de passarinho são ouvidas misturadas aos sons da cidade e do dia a dia? Estes sons únicos e marcantes são essenciais para o funcionamento dos processos naturais do meio ambiente. Neste sentido, o musicólogo, educador e compositor Carlos Kater afirma: “Escutar para conhecer, reconhecer e respeitar a existência de cada animal e seu habitat, com a consciência de pertencermos mais verdadeiramente ao mundo (pois não há respeito sem escuta)”.

As crianças terão a experiência de ouvir, questionar, perceber e brincar com os Detetives da Natureza e também com os famosos passarinhos Bem-Te-Vi, João de Barro e Sanhaço Azul. Como parte do projeto, o público receberá um material interativo original, que consiste em ilustrações inéditas das personagens para colorir.

Criado em 2019, o espetáculo estreou em junho no Festival Mundaréu e no mesmo ano participou do Fetem (Festival de Teatro nas Escolas Municipais). Em decorrência da pandemia, a equipe também adaptou a peça teatral para o audiovisual, com mudanças no roteiro, figurino e trilha sonora. Além disso, o vídeo foi gravado no espaço do Parque Ecológico Municipal da Zona Sul. 

A filmagem, produção musical, edição e pós-produção é de Walter de Andrade (Head Label Audiovisual), a direção geral é de Valber Rodrigues, a direção musical é de Julia Montezano e as máscaras e ilustrações são de Aria Nery. No elenco, Aria Nery, Gui Guerriero, Julia Montezano e Rafa Falz. A trilha sonora também é original e foi criada por Gui Guerriero, Julia Montezano, Rafa Falz e Walter de Andrade.

Fique por dentro das novidades no Instagram do grupo (@causosdepassarinho).