19.2 C
Poços de Caldas
Publicidade

Projeto abre inscrições para aulas gratuitas de percussão

- Publicidade -

O Projeto Ohùn está com inscrições abertas para aulas gratuitas de percussão. A iniciativa inclui duas oficinas e um curso sobre os toques, ritmos e musicalidades tradicionais dos povos de terreiros.

Na primeira etapa serão oferecidas duas oficinas de prática percussiva tradicional, que acontecem nos dias 14 e 21 de maio, das 14h às 17h, voltadas para iniciantes. O objetivo é proporcionar breve vivência com os instrumentos, os ritmos e as histórias dos povos africanos e da cultura afro-brasileira.

Já na segunda etapa do projeto será realizado o curso de aprofundamento na prática percussiva tradicional, com 16 encontros. Os participantes irão aprender toques de atabaque e agogô, tradicionais dos povos de terreiros, e terão contato direto com os instrumentos durante todas as atividades, além do aprendizado sobre a história e cultura negra e afro-brasileira.

O projeto conta com a coordenação de Fernanda Gonçalves Lourenço e terá como professores Emerson César da Silva e Thais Stephanie da Costa, profissionais que estão diretamente ligados e atuantes quanto às práticas da cultura tradicional.

“Além de aprender os toques, os participantes também irão compreender um pouco da história dos nossos ancestrais e resgatar aprendizados tão importantes que nos foram passados de geração para geração”, destaca o instrutor Emerson Silva. “O intuito do curso é levar o som e os toques afro-brasileiros para aqueles que, de alguma forma, não tiveram a oportunidade de aprender e saber da nossa história”, completa.

O projeto Ohùn é iniciativa do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, comunidade tradicional de Poços de Caldas, que oferece diversas atividades culturais tradicionais e conta com o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Cultura, via Edital 02/2022 – Chamada Pública para Concessão de Patrocínio.

Além disso, o projeto Ohùn conta com a parceria para sua execução da Moringa Produção Cultural Afrorreferenciada, do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei e da Tenda de Umbanda São Miguel Arcanjo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário on-line, clicando aqui. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas neste site ou  pelo Facebook e Instagram (@tunossasenhoradaconceicao).

Serviço

Oficina 1
Local: Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei
Data: 14 de maio | Sábado | das 14h às 17h
Endereço: Av. Francisco Jesualdi, 84. Jd. Novo Mundo

Oficina 2
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Data: 21 de maio | Sábado | das 14h às 17h
Endereço: Av. Fosco Pardini, 3.390. Bairro São José

Informações sobre o Curso
Local: Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição
Início: 25 de maio | quartas-feiras | das 19h30 às 21h30
Endereço: Av. Fosco Pardini, 3.390. Bairro São José

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já