TURISMO | Saiba o que fazer em Andradas

Conheça o Sul de Minas

A cidade de Andradas, vizinha de Poços de Caldas, possui um grande potencial turístico. Por isso, é tema da série “Conheça o Sul de Minas”, produzida pelo Poços Já para incentivar o turismo regional.

Fotos: Juliano Borges/Poços Já

Com população estimada de 41 mil habitantes, Andradas está localizada na divisa com o estado de São Paulo. O município faz parte do roteiro religioso Caminho da Fé e possui diversas atrações turísticas. Destaque para as vinícolas, com passeios e degustações, e para o turismo de aventura, que também é forte na cidade.

Veja abaixo o que fazer em Andradas!

Stella Valentino

@vinicolastellavalentino

Estrada Velha Andradas/Caldas, Bairro dos Stella

Visitar a vinícola Stella Valentino é estar em casa. A família, que produzia vinhos para consumo próprio há cinco gerações, decidiu em 2002 iniciar o projeto de comercialização. A primeira safra é de 2017 e o local está de portas abertas para turistas desde 2019.

Os visitantes são recebidos pelo sr. José Procópio Stella, que nasceu e foi criado naquela casa. A arquitetura inclui elementos da Toscana, região da Itália de onde veio seu tetravô, Valentino Stella. Por exemplo: os turistas entram na cave, que atualmente armazena vinhos, mas originalmente criada como abrigo para tempestades.

A vinícola proporciona passeio no vinhedo, que possui 71 tipos de uvas. Ainda é possível experimentar os vinhos no balcão ou em eventos de degustação harmonizada, que ocorrem aos finais de semana e precisam ser agendados pelo site (clicando aqui).

Os grupos são pequenos, de no máximo 20 pessoas, por isso é importante reservar a degustação. São cinco rótulos de vinhos finos, que podem ser encontrados na vinícola ou em alguns restaurantes de Andradas e região.

Casa Geraldo

@casageraldo

Fazenda São Geraldo, bairro Jaguari

A Casa Geraldo produz um dos vinhos mais conhecidos do Sul de Minas, o Campino. Porém, esse é apenas um dos muitos produtos que valem a pena conhecer. Além dos cinco rótulos de vinhos de mesa, como o Campino, a vinícola é responsável por diversos rótulos de vinhos finos. Ainda tem até cachaça e azeite!

Os visitantes encontram ali uma sede suntuosa. As visitas guiadas começam com passeio pelo vinhedo. Porém, em dias de chuva, como quando estivemos por lá, o foco é nas áreas cobertas, onde ocorre produção, envase e armazenamento.

Durante o passeio, perdemos a conta de quantos vinhos diferentes experimentamos. Cada um com suas características específicas, que são muito bem explicadas pela guia. Ela também conta a história da vinícola, que precisou se reinventar para iniciar a fabricação de vinhos finos. É importante lembrar que também há sucos disponíveis, opções boas e muito saborosas para menores de idade ou quem não consome bebidas alcoólicas.

Após o programa, a dica é passar na loja da Casa Geraldo e em seguida curtir o restaurante, mas a gastronomia andradense é assunto de outra reportagem!

Pico do Gavião

@picodogaviao

Andradas/Águas da Prata

Andradas tem muitas atrações de ecoturismo e turismo de aventura e ecoturismo. As opções incluem cachoeiras, rapel, trekking, cascading, canyoning e vôo livre. Este último é a principal atração do Pico do Gavião, localizado entre Andradas e Águas da Prata, na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Foto: Taise Neitzil

O local é visitado mensalmente por milhares de esportistas e turistas. Além da prática de esportes de aventura, o Pico do Gavião também proporciona momentos de tranquilidade junto à natureza. As instalações ainda oferecem fraldário, sanitários, lanchonete, playground e enfermaria.

O trajeto até o Pico do Gavião pode ser feito de moto, carro ou van; evite veículos baixos e micro-ônibus. Importante lembrar que é cobrada uma taxa de entrada, mas o valor é baixo: só R$ 10 para turistas. Se quiser saber mais acesse o site, que tem até imagens ao vivo!

Pedra da Cruz

Depois de um dia cheio, nada melhor do que respirar fundo e apreciar o pôr do sol. Um dos melhores locais de Andradas para curtir esse momento é a Pedra da Cruz, que fica próxima a Ibitiúra de Minas. O trajeto demora pelo menos 40 minutos, partindo do Centro de Andradas. Então saia com antecedência e utilize aplicativos como Google Maps ou Waze. Chegando lá, você vai ver que vale a pena conhecer a Pedra da Cruz!