No próximo sábado (23), às 11h, ocorre o lançamento da exposição multimídia Ocupa Minas, na Biblioteca Centenário (Complexo Cultural da Urca). A mostra homenageia dez escritoras mineiras contemporâneas.

Exposição reúne cartazes e podcasts, em formato híbrido (foto: divulgação)

Idealizada pela produtora cultural Leila Vilhena, a exposição traz cartazes feitos por dez ilustradoras de diferentes regiões brasileiras, além de podcasts sobre a vida e obra das autoras. Os áudios poderão ser ouvidos pelos visitantes, na biblioteca.

A iniciativa é parte da Ocupa Beauvoir, que desde 2018 realiza trabalhos na tentativa de promover as mulheres no mercado literário e editorial. A escolha das escritoras homenageadas foi feita pela jornalista Jéssica Balbino, num trabalho de curadoria para identificar quem são alguns dos nomes expoentes na literatura mineira.

Entre as autoras selecionadas estão Nívea Sabino, Stella Maris Rezende, Marina Carvalho, Madu Costa, Lorena Otero, Daniela Arbex, Conceição Evaristo, Cidinha da Silva, Ana Maria Gonçalves e Adriane Garcia.

Mimos

Os visitantes também poderão levar para casa cópias dos cartazes que fazem parte da exposição, mas também é possível fazer download. “Por isso deixamos aqui o convite, visitem a exposição, conheçam essas mulheres e lembrem-se sempre: leiam mulheres. Ver o mundo na perspectiva da mulher é ver o mundo com outros olhos e contribui para a gente repensar uma sociedade menos machista”, destaca a organização.

Serviço

A exposição funcionará em formato híbrido, pode ser visitada virtualmente em qualquer lugar do mundo clicando aqui ou presencialmente, a partir de segunda-feira (25), na Biblioteca Centenário, das 8h às 17h.

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.