Rasgacêro exibe filme ‘Um Boi Bem + Brasileiro’ em escolas públicas municipais

Cinema

O Grupo Rasgacêro está exibindo gratuitamente o filme “Um Boi Bem + Brasileiro”. As sessões começaram nesta semana e ocorrem em seis escolas municipais de Poços de Caldas.

O projeto ainda inclui cinco videoaulas com a temática dos folclóricos Autos de Bois, gravados em 2020, e vídeos de dois espetáculos: Prana, musical circense do Rasgacêro, e Mió Boi do Mundo, da Cia Máscaras Vivas.

“Essa parte educativa do projeto tem como objetivo envolver tanto estudantes da rede pública como pessoas da sociedade civil, de modo geral, no universo das artes, mostrando como a cultura pode ser uma ferramenta potente, sobretudo nestes tempos difíceis de  pandemia que vivemos”, disse Ricardo Malabi.

O filme foi gravado por meio da economia criativa e do empreendedorismo cultural, usando como palco o Teatro Benigno Gaiga. O elenco é formado por artistas de Poços de Caldas e a direção é de Rodrigo Robleño, que uniu as linguagens do teatro e do cinema. O resultado está disponível nas plataformas digitais do grupo.

A produção também foi exibida em dois lares para idosos e na Casa de Passagem Trilhar, durante o mês de setembro. O encerramento do projeto terá sessão no Centro de Poços de Caldas, aberta ao público. A ação faz parte das comemorações do aniversário de 149 anos da cidade.

O projeto foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio do Departamento Municipal de Energia (DME) e apoio das secretarias municipais de Cultura e de Educação. Realização do Governo de Minas Gerais.

Ficha técnica: coordenação geral, Ricardo Valias; direção, Rodrigo Robleño; produção, Bibi Rodriguez e Dani Alvisi, que também assina as fotografias; assistência de produção, Carol Carmelito; assessoria de imprensa, Jéssica Balbino; gestão da Mixiricar-te Cultural.

Confira as escolas por onde o projeto passou e ainda vai passar

Terça-feira (5)

08h40: E. M. Dona Lúcia Sacoman Junqueira
13h40: E.M. José Avelino de Melo

Quarta-feira (6)
08h40: E.M. Raphael Sanches

Sexta-feira (15)
14h: E.M. Alvino Hosken de Oliveira

Terça-feira (26)
14h: E.M. Haroldo Afonso Junqueira

Quarta-feira (27)
E.M. Vitalina Rossi