CINEMA | Curtas poços-caldenses são premiados em festival

Manchete Divirta-se

O cinema de Poços de Caldas foi premiado no festival Offcine. O curta-metragem “Olhos Acebolados”, realizado pelo grupo NucleArte e Feeling Good Films, recebeu quatro prêmios. “Meia Noite na Floresta”, de Marcelo Leme, levou outros dois. O resultado da categoria “Filmes Mineiros” foi divulgado na quinta-feira (29).

Olhos Acebolados

“Olhos Acebolados” foi premiado como Melhor Trilha Sonora (Nanda Dearo), Melhor Montagem (Taylor Cassiano), Melhor Fotografia (Asaph Teixeira e Taylor Cassiano) e Melhor Direção de Arte (Aria Nery e Nando Gonçalves). Na categoria Melhor Filme, o curta ficou em segundo lugar.

Ainda houve indicações para Melhor Roteiro (Rony Brandini), Melhor Figurino (Mariana Lopes), Melhor Maquiagem (Franciele Tarabolle e Juliana Nascimento), Melhor Atriz Coadjuvante (Aria Nery), Melhor Ator Coadjuvante (Nando Gonçalves), Melhor Atriz (Luciana Rossi), Melhor Diretor (Nando Gonçalves), Originalidade (Nando Gonçalves) e Melhor Produção (Lila Almendra, Leandra Hilário e João Araújo).

O elenco do curta ainda tem os atores Rafa Falz e Victor Araújo. As gravações ocorreram em Poços de Caldas, no segundo semestre de 2020, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Toda a equipe é composta por artistas e produtores locais.

A obra, baseada no conto homônimo do escritor, poeta e dramaturgo poços-caldense Daniel Viana, foi dirigida por Nando Gonçalves, do grupo NucleArte. “Olhos Acebolados é o primeiro curta-metragem do grupo e foi um grande desafio realizá-lo durante a pandemia. Agora, com este reconhecimento, ficamos ainda mais instigados e estimulados a continuar produzindo para o audiovisual”, comentou o diretor.

O curta acompanha a personagem Ana (Luciana Rossi), com sua rotina de dona de casa, seus sonhos interrompidos e revelações. A história é contada utilizando espaços da cidade de Poços de Caldas, como Estação Mogyana, Palace Casino e Parque José Affonso Junqueira, além de ruas da Vila Cruz e Cascatinha.

Meia Noite na Floresta

“Meia Noite na Floresta” venceu nas categorias Melhor Figurino (Zi Marcon) e Melhor Maquiagem (Wanessa Brazil), com indicações para Melhor Atriz Coadjuvante (Fernanda Lemes), Melhor Ator (Clisthenis Betti), Melhor Direção de Arte (Wellington Bravo) e Originalidade (Marcelo Leme).

Dirigido por Marcelo Leme, com produção da Alterea Filmes, o curta também foi inteiramente filmado em Poços de Caldas. O filme se passa durante a madrugada de 21 de janeiro, data em que ocorreu o primeiro eclipse lunar total do ano de 2019, sendo possível observar uma superlua vermelha, chamada Lua de Sangue. Durante esta noite, um pescador encontra uma jovem solitária no meio de uma floresta. Ele não sabe quem ela é e não sabe que ela não está sozinha.