“Cada mulher que assume seu crespo carrega no peito a força de uma Yabá”. É o que diz a música dos artistas paraenses Jeff Moraes e Dj ProefX, que influenciou as pesquisas da Cia. Nós de Teatro em seu mais recente trabalho, que estreia no próximo domingo (25), às 19h, no Youtube.

Atriz Leidy Nara leva para o palco as vivências pessoais (foto: Léo Felipe)

“Yabá – Meu corpo vivo” é um monólogo que traz à tona as memórias e vivências cotidianas da atriz Leidy Nara, costuradas pelo contexto histórico e social. Segundo o grupo, ela recria sua relação pessoal com o resgate de sua própria história e dos seus antepassados, culminando na reconstrução de sua identidade. A partir da estética visual, movimentações corporais e sonoplastia, o objetivo é convidar o público-espectador a um mergulho em suas narrativas pessoais que evidenciam a resistência da mulher negra, combate ao racismo e a predestinação social.

Parte do trabalho foi gravada estrategicamente no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, como tentativa de contrapor esta realidade e ocupar um espaço público importante para a cidade, com narrativas que destoam daquelas que estão nas paredes. Narrativas estas, quase que em totalidade, marcadas pela submissão e apagamento de pessoas negras. O monólogo se fez da necessidade de ressignificar a imagem da mulher negra. Além de evidenciar o empoderamento feminino, a interseccionalidade e o silenciamento, de modo a discutir lugares sociais e refletir sobre a questão racial.

A estreia acontecerá no canal da Cia. Nós de Teatro no Youtube, no simbólico Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, data em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas.

Mais informações podem ser conferidas no Instagram (@cianosdeteatro) ou linktr.ee/cianosdeteatro. “Yabá – Meu corpo vivo” é uma realização da Cia. Nós de Teatro e só está sendo possível devido ao apoio de recursos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo, com recursos da Lei Aldir Blanc, Edital LAB nº 14/2020 – Seleção de bolsistas para as áreas artísticas, técnicas e de produção cultural.

Serviço

“Yabá – Meu corpo vivo”

Dia: 25 de julho

Horário: 19 horas

Onde: Youtube.com/Cia.nósdeteatro

Ficha técnica:

Atuação|Coreografia: Leidy Nara

Concepção| Roteiro|Dramaturgia | Direção Geral: Évila dos Anjos

Cenografia: Dani Vilas Bôas, Évila dos Anjos e Gilbão Leeu

Designer Gráfico| Edição de vídeo|Captação de áudio |Sonoplastia: Gilbão Leeu

Atabaques: Maria Augusta Clementino

Direção de Iluminação: Cia. Nós de Teatro e Walter Andrade

Fotos: Léo Felipe

Filmmaker: Walter de Andrade

Produção executiva: Dani Vilas Bôas e Évila dos Anjos

Produção geral: Cia. Nós de Teatro

Classificação indicativa: maiores de 10 anos

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.