Flipoços começa nesta quarta, em edição online

Literatura

O 16º Flipoços (Festival Literário Internacional de Poços de Caldas) começa na quarta-feira (21) e segue até domingo (25), em edição online. O público terá acesso a debates, autores e livros, em uma única plataforma de streaming, que será acessada no site do evento.

Assuntos de interesse geral fazem parte das mesas com autores e especialistas de diferentes áreas. Entre os temas estão: “História do Negro no Brasil, narrativas esquecidas”, “Desigualdade social e Pandemia – traumas brasileiros”, “Conhecimento Liberta, como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamentos podem nos impactar.”

Entre os convidados nacionais e internacionais, estão jornalistas, escritores, editores, críticos literários e leitores. Serão mais de 60 atividades em duas salas virtuais. As novidades desta edição são a Livraria Flipoços, em parceria com a Livraria Martins Fontes Paulista, e o lançamento da 1ª Residência Literária Virtual Flipoços Camões, em parceria com o Camões Brasil e Publishnews, atividade inédita no Brasil.

Programação de Abertura

A abertura oficial do Flipoços 2021, será na quarta, às 10h, com a apresentação dos autores portugueses da 1ª. Residência Literária Virtual Flipoços Camões 2021: Joel Neto (romancista e cronista) e Teolinda Gersão (romancista), além da participação de autoridades do mundo dos livros.

Na sequência, às 11h30, será transmitida, com o oferecimento da Editora Record, a Mesa “Centenário de Paulo Freire, vida, obra e legado de um grande educador”, com Luis Antônio Simas, Sergio Guimarães e mediação de Georgina Martins.

Às 13h30, o público poderá conferir a Mesa “Um mundo sem livros e sem livrarias?” com Roger Chartier, Bernardo Gurbanov e Guiomar de Grammont como mediadora, com o oferecimento Fórum das Letras.

Logo em seguida, às 15 horas, a programação oferecida pelo Sesi traz a Mesa “Descubra lendas da tradição oral africana em cordel”. Os autores de Uagadu – Uma odisséia africana, Marco Haurélio e Arlene Holanda, participam de bate-papo com foco no lançamento e as lendas da tradição oral africana em cordel. A mediação será de Josilma Amato.

Às 16h30 tem a Mesa “Nelson Rodrigues e os folhetins: a literatura nas páginas dos jornais” com Sonia Rodrigues, Paulo Werneck e mediação de Raquel Cozer. Oferecimento HarperCollins. Às 18 horas está marcada a Mesa “Prêmios Literários na construção de carreira do autor” com Eliana Cardoso, Mailson Furtado e Aline Bei. Com mediação de Laura Grossmann e oferecimento Amazon Kindle.

A sexta Mesa “Conhecimento Liberta, como os novos desafios do aprendizado e as formas de relacionamentos podem nos impactar”, com Jessé Souza e Eduardo Moreira, será às 19h30. Oferecimento Editora Sextante e o destaque para esta programação é a que ela estará acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Para encerrar o primeiro dia, às 21 horas, tem a Mesa “Guerras do Brasil – As batalhas que marcaram a história do país”, com José Francisco Botelho, Fabricio Lyrio Santos, Rodrigo Trespach, mediação de Malu Poleti e oferecimento HarperCollins.

Sala SESC Flipocinhos

Duas salas ficarão disponíveis de forma simultânea, a de autores convidados e lançamentos e a Flipocinhos, com atividades para as crianças realizadas em parceria com o SESC.

Na quarta, a programação para as crianças começa às 11h, com dois espetáculos inéditos: Grupo Passarinho Casa de Brincar com o Teatro de Sombras “Molibá Makassi”, um conto africano sobre coragem e “A Sereia Iara Contra o Malvado Porcalhão”. Na sequência, o grupo Estação Criativa apresenta “Leco no Mundo dos Heróis”.

Às 13h30 tem a Oficina Palavra e Imagem: Ilustração e Contação de Histórias Infantis, com Jesuane Salvador e Davi Daniel.

Às 15h tem a Estação Criativa em “Leco, o Sonhador no Mundo das Letras”. A descoberta da leitura através do personagem Leco, dentro deste conto criado pela Estação Criativa. A história de sonho e imaginação apresenta de forma lúdica, a alegria de ler e praticar a leitura. Uma excelente forma de envolver e apresentar às crianças, os benefícios da leitura.

A Editora SESI oferece a atração das 16h30, que trará mais de 90 brincadeiras com a Cia. Malas Portam – Contação de Histórias com Nina Brondi (Parceira SESI-SP Editora e Influenciadora digital do Instagram Mar de Histórias).

Às 18 horas tem a Mesa “Literatura Brasileira Contemporânea: vieses e desvios” com Nara Vidal (Mapas para Desaparecer), Renata Belmonte (Mundos de uma noite Só), Luis Pimentel (Alguém vai ter que pagar por isso). O mediador será Rodrigo de Faria e Silva e o oferecimento da Editora Faria e Silva.

Fechando o primeiro dia de programação da Sala SESC Flipocinhos, às 19h30 tem a Mesa “Elas e os livros: O universo juvenil no Brasil” com Babi Dewet, Lavínia Rocha e Paola Siviero. Mediação Flávia Lago. Oferecimento Editora Autêntica.

A programação completa pode ser conferida no site do festival. O Flipoços conta com o Patrocínio Master DME (Departamento Municipal de Eletricidade), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e da Curimbaba, pela Lei de Incentivo Federal. Patrocínio Cultural Transtassi, Kindle Direct Publishing e EPTV. Realização da GSC Eventos Especiais. Apoio Cultural da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Instituto Conhecimento Liberta, União Literária de Minas Gerais, Sesc Minas e Livraria Oficial Martins Fontes Paulista.