CAUSOS DE PASSARINHO | Espetáculo que aborda sons da natureza estreia em julho no Youtube

Manchete Divirta-se

O espetáculo autoral “Causos de Passarinho e os Detetives da Natureza”, realizado com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio do edital Arte Salva, vai estrear em breve no Youtube. Criada por artistas locais, a produção será exibida a partir do dia 10 de julho, às 16 horas. 

Detetives desvendam mistérios da natureza em produção poços-caldense (fotos: Walter de Andrade)

A história mostra três pássaros amigos, a partir da visão dos Detetives da Natureza. Bem-te-vi, João-de-Barro e Sanhaço Azul, que convivem entre si e com outras espécies pelos ares, copas das árvores, ruas, postes, parques, bordas de rios e lagos da cidade, se deparam com uma situação inesperada e precisam se unir para resolver os problemas da vizinhança. Com muitas penas e cantoria, a aventura promete divertir toda a família.

“Quantas aventuras de passarinho a gente ouve por aí misturadas aos sons da cidade e do nosso dia a dia? Às vezes nem paramos pra prestar atenção e na nossa vida corrida por esse mundo tão grande não percebemos esses sons tão únicos e marcantes dessas vidas que são pequeninas, mas extremamente essenciais para o funcionamento dos processos naturais do meio ambiente”, comenta o grupo, que ainda cita o musicólogo e educador musical Carlos Kater: “Escutar para conhecer, reconhecer e respeitar a existência de cada animal e seu habitat, com a consciência de pertencermos mais verdadeiramente ao mundo (pois não há respeito sem escuta)”.

Canto dos pássaros é destaque no espetáculo

Como parte complementar do projeto, será disponibilizado ao público um material interativo original que consiste em ilustrações das personagens para colorir. Criado em 2019, o espetáculo estreou em junho no Festival Mundaréu e no mesmo ano participou do Fetem (Festival de Teatro nas Escolas Municipais). Em decorrência da pandemia, a equipe adaptou a peça teatral para o audiovisual, com mudanças no roteiro, figurino e trilha sonora. Além disso, o vídeo foi gravado no espaço do Parque Ecológico, na Zona Sul.

A filmagem, produção musical, edição e pós-produção é de Walter de Andrade (Head Label Audiovisual), a direção geral é de Valber Rodrigues, a direção musical é de Julia Montezano  e as máscaras e ilustrações são de Aria Nery. No elenco, Aria Nery, Gui Guerriero, Julia Montezano e Rafa Falz. A trilha sonora também é original, criada por Gui Guerriero, Julia Montezano, Rafa Falz e Walter de Andrade.