MIA inicia a semana com bate-papos digitais sobre diferentes temas

Sem categoria

Durante a semana, muitas falas urgentes compõem programação da MIA (Mostra Integrada de Artes). De segunda (14) a quinta-feira (17), com início sempre às 18h30, e no sábado (19), às 10h30, no canal da Mostra no Youtube.

Em formato digital, os bate-papos recebem o título de ‘Falas Diversas’ e pretendem ser uma ponte para conectar artistas e produtores poços-caldenses com pessoas de outras cidades mineiras, propondo uma troca de experiência muito significativa e necessária, fortalecendo a produção cultural do estado de Minas Gerais.

Os convidados possuem trabalhos bastante significativos e plurais, entre eles está a produtora do Grupo Galpão, Gilma Oliveira, os produtores musicais Leti Rezende e Spuri, as empreendedoras sociais Thais Costa e Júlia Lopes, as escritoras Jéssica Balbino e Leila Vilhena, Aryanne Ribeiro, Conselheira Estadual de Cultura, e outros fazedores de cultura da cidade: Nanda Dearo, Marcelo Leme, Zi Marcon e Áurea Grizatti.

Gilma Oliveira, do Grupo Galpão, está entre as convidadas

A programação dos bate-papos é viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, sendo um projeto paralelo da Carvalho Agência Cultural, também sob a responsabilidade direta da produtora cultural Chiara Carvalho, aprovado no ‘Edital LAB nº 14/2020 – Seleção de bolsistas para as áreas artísticas, técnicas e de produção cultural’, e que passa a compor a programação da MIA Especial Diversidade, com o intuito de fortalecimento das duas propostas, visando atingir um maior número de pessoas. O apoio financeiro é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.

Também foi firmada parceria com o Senac em Minas, que traz para a programação conteúdos formativos de cunho profissionalizante, chamados de ‘Papo Profissa’, visando o fortalecimento e valorização de profissionais do setor cultural.

Confira a programação

*Falas Diversas:

Segunda (14)

18h30 – A música independente em Minas Gerais

Leti Rezende (Laboratório 96) e Spuri (Straditerra) são convidados para uma conversa sobre suas vivências na produção musical, compartilhando experiências e propondo mais conexões entre os artistas e produtores.

Terça (15)

18h30 – A sustentabilidade da moda

Zi Marcon e Áurea Grizatti batem um papo sobre a moda sustentável e a transformação dos nossos hábitos de consumo, propondo uma reflexão para repensar a forma de se comprar roupas. Falam sobre material utilizado, meio ambiente, condições de trabalho e relações sociais.

20h30 – A Economia Criativa e o Potencial Mineiro

Thaís Costa (A Guarda Chuva) e Júlia Lopes (Observatório Luneta) propõem um olhar para nossa região, contam suas experiências para apoiar e fortalecer o desenvolvimento de empreendedores sociais e de iniciativas de impacto positivo, reconhecer a potência mineira na economia criativa, enaltecendo sua diversidade e particularidades.

Quarta (16)

18h30 – Produção Audiovisual Sul Mineira

 Aryanne Ribeiro (Mostra de Cinema de Fama e Conselho Estadual de Cultura) e Marcelo Leme (IMS Poços e Festcine Poços de Caldas) são convidados para falar sobre a produção no universo audiovisual no Sul de Minas, com destaque para falas sobre políticas públicas de fomento para o setor, formação de público, diversidade, e suas paixões pelo setor.

20h30 – Conexões no Teatro

Nanda Dearo (Nuclearte) e Gilma Oliveira (Grupo Galpão) conversam sobre o universo teatral, especialmente sobre os bastidores das produções, falando sobre conexões, democratização cultural, perspectivas para o futuro e o amor pela arte.

Sábado (19)

10h30 – Literatura e Diversidade

Jéssica Balbino e Leila Vilhena compartilham pautas urgentes sobre a produção literária, comentam sobre espaços para mulheres na literatura e na sociedade, propondo a quebra de padrões e a democratização cultural.

*Papo Profissa (oferecimento Senac em Minas)

Segunda a quinta, às 20h

Como tornar sua carreira mais profissional – Web Série em quatro capítulos ministrada pelo professor do Senac Everton Lima.

Quarta, às 20h30

Entrevista com o artista plástico Nilo Zack