ROTA VULCÃO | Percurso ciclístico vai reunir nove municípios

Manchete Divirta-se

A Prefeitura e a Associação de Ciclistas de Poços de Caldas (ACPC) lançaram, na terça-feira (4), a Rota Vulcão de Cicloturismo. O trajeto, com 350 km, passa por nove municípios da região.

A “cicloviagem” ocorre pelo entorno da caldeira vulcânica, percorrendo paisagens rurais. São oito pequenos percursos, com ponto de partida na represa Bortolan e chegada na serra do Cristo Redentor.

O vice- prefeito de Poços de Caldas, Júlio César (DEM), ressaltou a importância da ação. “Eu acho maravilhoso o quanto o projeto envolve as comunidades rurais. Vai ter cachoeiras, visuais, venda do bairro e a comercialização dos produtos de cada município, seja um doce, café, azeite, cachaça ou iogurte. Essa receita do turismo rural fortalece Poços e a região”.

Além do vice-prefeito, os secretários de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano, Turismo, Ricardo Oliveira, e Esportes, Fernando dos Santos (Pelé), se reuniram com representantes de seis municípios para concluir detalhes da Rota Vulcão. Participaram representantes de Poços de Caldas, Águas da Prata, Andradas, Divinolândia, Santa Rita de Caldas, Botelhos e Bandeira do Sul. Também integram a Rota os municípios de Ibitiúra de Minas e Caldas.

Todas as cidades farão nesta etapa o inventário comercial e hoteleiro da Rota. “O retorno desse projeto será sentido com o turismo de experiência, onde o visitante conhece um pouco mais do cotidiano dos moradores da região, fomenta a economia de forma geral nos municípios  e também nas pequenas propriedades rurais”, pontuou Marcelo Munhoz, coordenador da Divisão de Fomento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).

As placas que irão demarcar as rotas estão sendo confeccionadas e a previsão é inaugurar a Rota Vulcão no dia 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclista. “Colocaremos placas de sinalização a cada 1.000 metros ou em encruzilhadas. Além das placas de sinalização, serão colocadas placas informativas em cada uma das cidades e pontos de apoio, onde estarão descritos a quilometragem faltante para a próxima cidade, telefones de contato, dentre outros dados importantes para o ciclista”, ressaltou Marcelo Munhoz.

Mapeamento

O mapeamento está concluído e encontra-se no WikiLoc, ferramenta conhecida mundialmente pelos aventureiros de várias modalidades esportivas, onde são mapeadas trilhas e as mesmas podem ser seguidas.

Os mapas inseridos no Wikiloc podem ser baixados em aparelhos portáteis de navegação (Garmin), por gerarem o arquivo GPX, além de detalhar todas as informações necessárias para que o ciclista compreenda o grau de dificuldade e a rota do percurso. “Este vai ser um percurso que poderá ser feito em aproximadamente 7 dias, com diversas paisagens, atrações turísticas, diferentes plantações e natureza exuberante”, explicou o Arison Siqueira, presidente da Associação de Ciclistas de Poços de Caldas

Atrativos

A Associação de Ciclistas de Poços de Caldas espera que o projeto promova a integração de amigos e famílias, além do respeito e aproximação à natureza. O trajeto vai passar por capelas, lagos, cachoeiras, mirantes, represas, rios, museus, mirantes, plantações de diversas culturas, e vai ainda valorizar a culinária e artesanato regionais. “Este projeto faz parte da proposta da Sedet para agilizar a retomada econômica. Poderemos atingir as várias ramificações presentes nele como turismo, saúde, cultura, e principalmente a economia”, conclui Marcelo.