Banda Macaxeira anuncia segundo single

Últimas Notícias

Na próxima sexta-feira (2), a banda Macaxeira lança sua segunda faixa de trabalho em todas as plataformas digitais de streaming musical. O single ‘De Luanda veio o Rei’ traz ao público uma prévia do álbum de estreia do grupo, programado para o segundo semestre de 2021.

A canção é uma das mais conhecidas entre os fãs da banda, que se identificam com a interpretação enérgica nos shows e com a mensagem na letra. “A música De Luanda veio o Rei é uma homenagem ao maracatu de baque virado que, além de ritmo musical tipicamente pernambucano, é proveniente das religiões de matriz africana, contendo dança, cantos e toadas. Nos versos, mencionamos a capital pernambucana Recife, que é o berço desse gênero, citamos alguns dos instrumentos utilizados no toque (agbê, gonguê e ganzá), e reverenciamos as nações Estrela Brilhante do Recife, Porto Rico, Encanto da Alegria e Leão Coroado”, comenta Bruno Ataíde, compositor.

A experimentação musical, com ênfase na pesquisa dos ritmos populares brasileiros, é um dos objetivos da Macaxeira, que considera importante contribuir na difusão de estilos artísticos ligados à cultura popular. “Penso que assim podemos aprender novas formas de se fazer música, buscando desenvolver uma linguagem própria sem esvaziar o sentido original e a história dessas manifestações. Resistindo até os dias atuais, o Maracatu surgiu há mais de dois séculos no Brasil, como festejos praticados pelos africanos escravizados que aqui chegaram. Ou seja, há que se ter muito respeito com as raízes desta cultura. Se nosso som despertar a curiosidade das pessoas para conhecerem mais dessa tradição, estaremos felizes”, finaliza Pedro Cezar, vocalista e instrumentista (viola caipira).

Também participam da faixa os músicos Rafael Moreira (baixo), Thata Vieira (percussão), Gledson Lima (percussão), Calabró (voz), Denão (guitarra), Diego Ávila (violão) e Douglas Maiochi (bateria).

Com produção musical de Pedro Cezar, De Luanda veio o Rei foi gravada em São Paulo por Marcelo Effori no Loco Sosa’s Noise Factory, mixado por Bruno Buarque no Estúdio Minduca e masterizado por Leonardo Nakabayashi. O lançamento é uma parceria com o selo YES, TUPI, fundado pela pesquisadora musical e produtora Thabata Arruda. A produção executiva ficou a cargo de Rafael Moreira.

Para acompanhar o lançamento de De Luanda veio o Rei basta acessar o canal da banda no YouTube ou Instagram.