Do drama à comédia, dupla cria produções audiovisuais durante a pandemia

Teatro

A dupla de artistas Victor Araújo e Fernanda Franz é um dos destaques dos trabalhos publicados no canal Poços Curte em Casa, que inclui produções locais realizadas durante a pandemia de covid-19. Entre os trabalhos produzidos pela dupla estão o espetáculo Entre Cordas (grupo NucleArte), o humorístico TV Coronga e a roda de conversa “Pretos em Foco: o negro nas artes cênicas”, que contou com a participação de diversos convidados.

Entre Cordas

O espetáculo “Entre Cordas” retrata, através da linguagem teatral e musical, o cotidiano de um homem em seu apartamento que, ao comprar uma boneca automatizada, inicia uma relação amorosa com a personagem. Após ser acionada, a mulher realiza uma série de tarefas domésticas e servis, enquanto é manipulada entre cordas pela figura masculina.

O curta utiliza a comédia dramática e a trilha sonora autoral como ferramentas para ambientar, conduzir e evidenciar a complexidade dos relacionamentos. Com característica atemporal, Entre Cordas retrata e denuncia a realidade dos relacionamentos tóxicos e da violência doméstica.

A dramaturgia e atuação da dupla, assim como as composições musicais autorais de Aria Nery, Julia Montezano e Nanda Dearo, compõem a obra como espetáculo do grupo NucleArte, sob a direção de Nando Gonçalves e codireção de Luciana Rossi. A cena ainda está no espetáculo autoral “A Sociedade do Papel”, também do grupo NucleArte.

Entre Cordas leva para os palcos situações de violência doméstica (foto: Felipe Konatu)

Ficha técnica

Dramaturgia: Fernanda Franz e Victor Araújo

Elenco: Fernanda Franz e Victor Araújo

Trilha Sonora (composição e execução): Aria Nery, Julia Montezano e Nanda Dearo

Direção Geral: Nando Gonçalves

Codireção: Luciana Rossi

Patrocínio: Prefeitura de Poços de Caldas e Festival Online Poços Curte em Casa

Direção artística: Fernanda Franz e Victor Araújo

Produção: NucleArte

Gravação do espetáculo: Asaph Teixeira

Making Of: David Alvarez e Isabella Amaral

Veiculação: YouTube do “Festival Online Poços Curte em Casa”

Fotos: Felipe Konatu

TV Coronga

O curta audiovisual “TV Coronga” retrata uma rede de TV fictícia que utiliza como
temática central a pandemia de covid-19. Os artistas envolvidos, Victor Araújo, Fernanda Franz e Lola Mussolin exploram, através de diversas esquetes rápidas e humorísticas, a situação de isolamento vivenciada pela população. O conteúdo, que estreou em 26 de novembro de 2020 e segue disponível no festival online do “Poços Curte em Casa”, parodia acontecimentos cotidianos, comerciais de produtos, programas jornalísticos e de entretenimento, entre outros.

Além disso, o material também possui diversas referências e homenagens a artistas de Poços de Caldas. Dessa maneira, “TV Coronga” contém uma visão artística criativa, um humor inteligente e crítico que permitem ao público uma experiência agradável e diferenciada no YouTube do festival.

TV Coronga aborda com humor o isolamento social (foto: Carlos Basso)

Ficha técnica

Roteiro: Victor Araújo, Fernanda Franz e Lola Mussolin

Elenco: Fernanda Franz, Lola Mussolin e Victor Araújo

Direção Geral: Victor Araújo e Fernanda Franz

Patrocínio: Prefeitura de Poços de Caldas-MG e Festival Online Poços Curte em Casa

Realização: Mova-se Produções

Gravação: Carlos Basso

Veiculação: YouTube do “Festival Online Poços Curte em Casa”.

Foto: Carlos Basso

Pretos em Foco: o negro nas artes cênicas

Os artistas poços-caldense Guilherme Assis, Victor Araújo e Fernanda Franz produziram, por meio da lei emergencial Aldir Blanc, uma roda de conversa a respeito do negro nas artes cênicas (no teatro, TV e cinema). O vídeo “Pretos em Foco: o negro nas artes cênicas” estreou em 4 de fevereiro de 2021 e segue disponível no Youtube. A atividade de formação se diferencia das estruturas convencionais de demais rodas de conversa, pois, além de apresentar um conteúdo reflexivo a respeito da temática, está aliada também à presença de performances artísticas teatrais, circenses e musicais.

O debate se desenvolve com a presença dos atores Danilo Acacio, Deborah Soares, Hellen Sallys, Leidy Nara e Marcelo Ambrosio, com direção de Victor Araújo e Fernanda Franz.

Roda de conversa teve a participação de artistas negros locais (foto: Walter de Andrade)

Ficha técnica

Elenco: Danilo Acacio, Deborah Soares, Guilherme Assis, Hellen Sallys, Leidy Nara, Marcelo
Ambrósio e Victor Araújo

Direção Geral: Victor Araújo e Fernanda Franz

Codireção, gravação e edição: Walter de Andrade

Patrocínio: Lei Aldir Blanc e Prefeitura de Poços de Caldas

Realização: Mova-se Produções e Head Label Audiovisual

Veiculação: YouTube do “Festival Online Poços Curte em Casa”

Fotos: Walter de Andrade

Sobre a dupla

Dupla iniciou a formação artística em Poços de Caldas (fotos: divulgação)

Victor Araújo iniciou seus estudos artísticos aos 14 anos, na cidade de Poços de Caldas, já tendo realizado aulas de atuação, fotografia, direção, dança, circo e canto. Atualmente, aos 22 anos, está cursando Formação em Teatro pela escola Célia Helena – Centro de Artes e Educação, em São Paulo (SP).

Fernanda Franz iniciou seus estudos artísticos aos 12 anos, em Poços de Caldas, já tendo realizado aulas de atuação, música, piano, canto, dança e circo. Atualmente, aos 19 anos, está cursando Artes Cênicas na UEL (Londrina-PR).

Depois de realizar trabalhos artísticos com companhias de Poços de Caldas nos últimos três anos, agora a dupla segue atuando na criação artística e produção cultural.