Campanha “Minha música toca na Libertas” recebe 87 canções autorais

Música

De segunda (1º) a sexta-feira (5), a Secretaria Municipal de Cultura recebeu 87 músicas de compositores locais, dentro da campanha “Minha música toca na Libertas”. A iniciativa tem como objetivo ampliar as ações de divulgação da música autoral poços-caldense no rádio, especialmente na Libertas FM, emissora oficial do município.

Locutor Luiz Ângelo comanda o “Show da Tarde” na Libertas (foto: divulgação)

Das 87 canções recebidas via formulário na internet, 59 estão com qualidade técnica e formato de arquivo adequado para a execução na emissora, sendo que 43 já foram adicionadas à playlist e podem ser ouvidas durante a programação.

É o caso do compositor, violeiro e violonista Anderson Martins. “Recebi vídeos de pessoas que me conhecem e que já ouviram minhas canções na Libertas”, conta Anderson, que já teve as músicas “Meu radinho”, de seu primeiro CD “Girando” (2017), “Voa menina”, do terceiro álbum “Estradas invisíveis” (2019) e “Mira no céu”, do último trabalho autoral “Canções de quarentena”, de dezembro de 2020, executadas na programação da emissora pública.

“Essa iniciativa de divulgar músicas autorais na Rádio Libertas sem sombra de dúvidas é excelente e muito positiva. Nos últimos seis anos, trabalho focado nas minhas canções, tanto na viola caipira, quanto no violão e a única forma de se renovar os hábitos culturais das pessoas é que essas músicas façam parte da vida delas. As rádios têm essa influência porque estão com as pessoas o tempo todo, no carro, no supermercado”, analisa o cantor.

Trilhando seu caminho no cenário da música folk, Anderson Martins é compositor desde 2002 e hoje 90% de seus trabalhos estão relacionados à trajetória na música autoral. “Faço canções falando daquilo que eu acredito, tentando trazer otimismo, positividade. Esse é o meu maior interesse e poder levar isso para as pessoas me deixa muito feliz. Muitas vezes, como artista independente, não tenho essa abertura nas rádios. Essa iniciativa com a Libertas é muito gratificante e eu só tenho a agradecer”, diz.

A iniciativa

A campanha “Minha música toca na Libertas” é uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Comunicação Social e Cultura. A Secom é a responsável pela coordenação da Rádio Libertas e a Secult recebe os formulários de inscrições, fazendo a interface junto à equipe da emissora. A ação conta com o apoio da Câmara Setorial da Música no Conselho Municipal de Política Cultural e é uma das metas previstas no Plano Municipal de Cultura.

“A participação dos músicos poços-caldenses na campanha está acima do esperado. Em apenas cinco dias, já recebemos quase 90 canções autorais, das quais 59 estão tecnicamente aptas a integrar a playlist da emissora”, informa a assessora de Fomento e Incentivo à Cultura, Marianna Gonçalves de Carvalho.

“Os resultados da campanha evidenciam fortemente quanto os artistas de Poços de Caldas produzem arte de qualidade que, para além da criação e expressão simbólica, está diretamente inserida na economia criativa da cidade”, avalia o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Para participar, basta preencher o formulário. É necessário informar o nome da música, dos intérpretes e dos compositores, o link de acesso ao arquivo da canção, informações complementares sobre a música e, se houver, órgão e código de registro da música, além de dados de contato do músico. “É importante destacar que as músicas precisam estar somente em formato MP3 e com boa qualidade técnica de gravação”, informa Marianna Gonçalves.

A Libertas

O secretário municipal de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr., explica que as músicas estão sendo executadas durante a programação normal da emissora, inclusive nos horários de maior audiência, de acordo com cada estilo. Ele destaca que a iniciativa é uma forma da Libertas atuar na valorização e incentivo da cena musical independente. O público também pode participar, solicitando a execução das músicas autorais, pelo telefone 35 3721-9494.

Desde o ano passado, a rádio Libertas FM já veicula a produção musical local. Com a campanha, a ideia é ampliar o alcance da iniciativa, sistematizando o trabalho. De caráter educativo e coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, a Rádio Libertas 99,5 FM é a emissora oficial do município de Poços de Caldas. Além do rádio, a programação pode ser acompanhada também pela internet, no site da emissora.