A Cia Conscius Dementia, de Poços de Caldas, está com inscrições abertas para residência em teatro digital. Os membros do grupo vão compartilhar com os interessados a experiência artística durante a pandemia de covid-19, que contou inclusive com temporada de espetáculo online.

Neste período, o grupo produziu três espetáculos digitais: “Perfeita Imperfeição”, “Eu Sinto, Muito” e “Carta ao meu Corpo”, que fez temporada independente. Além disso, os integrantes participaram de um projeto de pesquisa em teatro digital com professores doutores da UFSJ e da UFOP.

Grupo montou três espetáculos durante a pandemia de covid-19 (imagens: Conscius Dementia/Danielle Marques)

O projeto “Teatro Digital – Residência Artística Conscius Dementia”, apoiado pelo Instituto Alcoa, tem como principal objetivo impulsionar a geração de renda para artistas cênicos de Poços de Caldas, Andradas e Divinolândia que sofreram diretamente os impactos da pandemia, por meio de uma residência artística que contempla formação, tutoria e aplicação das ferramentas em um festival online de forma integralmente gratuita para os artistas.

São oferecidas 25 vagas para artistas do teatro dessas três cidades. As inscrições acontecerão de 18 de fevereiro a 15 de março e poderão ser feitas de forma gratuita pelo site do grupo, onde também há mais informações sobre o curso. As dúvidas podem ser sanadas pelo Instagram (@ciaconsciusdementia), além do e-mail ciaconscius.residenciadigital@gmail.com.

O curso

A residência contempla aulas exclusivamente online utilizando conceitos que foram sistematizados através da prática, dos cursos de aperfeiçoamento na área do audiovisual, teatro digital e gestão, entendendo essa nova linguagem como híbrida que traz métodos do teatro, do cinema, além de dialogar com plataformas e aplicativos de game e do mundo empresarial.

Aulas serão realizadas por membros do grupo e convidados

Após os três meses de formação os participantes receberão uma tutoria individual na produção de um espetáculo/cena digital, que será apresentado no festival online Palco Digital, possibilitando que coloquem em prática tudo que aprenderam. Assim, a residência contará com oito facilitadores, sendo os seis integrantes da companhia e dois convidados atores e técnicos que se aproximaram a partir do projeto de teatro digital que participaram juntos aos professores da UFSJ e UFOP: Camila Ribeiro (Expressão Corporal para o Audiovisual), Danielle Marques (Acendendo as Luzes do Camarim); Gabriela Severini ( Organização Artística); Larissa Garcia (O Jogo Teatral e a Improvisação Digital); João Lucas Teixeira e Henrique Balleiras (Tecnologia da Cena); Rafaela Jacon Dutra (Comunicando sua Arte para o Mundo); William Moreira (Tudo é Dramaturgia).

Segundo a Conscius Dementia, a residência tem o objetivo de devolver ao artista o poder de consumo para além da dependência em editais, explorando, inclusive, a possibilidade de atingir público a nível mundial. Nas apresentações digitais de 2020, a Conscius teve em sua plateia pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná, Amapá, Santa Catarina, Bahia, Chile e Estados Unidos.

Serviço

Teatro Digital – Residência Artística Conscius Dementia

Inscrições gratuitas de 18/02 a 15/03

Início da formação: 22/03/2021

Parceria – Instituto Alcoa

Informações e inscrições: Instagram (@ciaconsciusdementia); E-mail (ciaconscius.residenciadigital@gmail.com) ;  Whatsapp (35 9.9836-5389); Site (https://sites.google.com/view/ciaconscius-dementia).

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.