Estreia hoje, às 19h, o filme experimental “Quando uma palavra nasce”, escrito pelo artista poços-caldense Valber Rodrigues. A obra será exibida gratuitamente no festival online Poços Curte em Casa. Clique aqui para assistir.

Valber Rodrigues define o trabalho como uma “autobiografia inventada” (foto: divulgação)

O projeto foi realizado em parceria com a produtora Head Label Audiovisual, com recursos da Lei Aldir Blanc. O roteiro conta a história de uma criança na periferia da cidade que, fugindo da violência e da pobreza, encontra na arte um abrigo. Ao tornar-se um contador de histórias, o menino reconstrói e reconta seu passado, agora como personagem/autor da sua própria narrativa. Originalmente pensado para o teatro, o enredo utiliza na construção da narrativa recursos cênicos teatrais de formas animadas e foi filmado na casa do autor.

Pesquisa

O filme faz parte da pesquisa artística de Valber, que recentemente também dirigiu o documentário “ME ATINEI”, da cantora Tine Taga. Segundo ele, embora tenham suas especificidades, ambos os filmes trazem para o centro do palco personagens reais da cidade que lançam mão de artifícios artísticos para recontar suas próprias histórias.

“A reivindicação pela autonimia de se contar a própria história é uma constante no país, sobretudo nas periferias. No meu trabalho isso se manifesta pela centralidade do corpo na construção da narrativa, pois, se o desejo é que não haja intermediário na relação entre o corpo/história com o espectador, a presença se torna fundamental. Não que a busca seja por um recorte realístico, mas, pelo contrário, ensejando as teatralidades que essa presença pode evocar”, comenta o diretor.

Gravações ocorreram na casa do autor

O filme “Quando uma palavra nasce” é uma autobiografia inventada, com trilha sonora original assinada pelo músico Pedro Delboni e executada, em homenagem ao avô do autor, na viola de Sebastião Nunes. A ficha técnica ainda conta com a captação e edição de vídeo assinada por Walter de Andrade, tatuagem por Thom Tibor e maquiagem por Danielle Marques.

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.