VIDAS PRETAS IMPORTAM | Clipe do Union Crew tem repercussão nacional

Música
Fotos: Léo Felipe

O grupo poços-caldense de hip hop Union Crew tem chamado ainda mais atenção nesta semana. O clipe do movimento “Vidas Pretas Importam”, ao som de “This is America”, de Childish Gambino, foi lançado na noite de domingo (21) e já tem mais de 26 mil visualizações no Instagram.

Desde o lançamento, o grupo passou a ser seguido nas redes sociais por artistas, bailarinos e grupos de dança reconhecidos nacionalmente e que também estão engajados na luta contra o racismo. Nomes como Ailton Graça, Gregório Duvivier, Jonathan Haagensen e Arielle Macedo agora seguem o grupo no Instagram (@unioncrewoficial).

“O hip hop foi criado para militar, lutar. Está sendo muito satisfatório fazer um trabalho como esse e ter uma repercussão dessas, levando o nome de Poços de Caldas, que é um polo da dança muito grande. O Brasil tem que saber que Poços tem dançarinos muito bons”, comenta o diretor e coreógrafo, Rick Batista.

Dedicado a Ágatha Félix, João Pedro, Miguel e George Floyd, o vídeo foi gravado no bairro São José, em Poços de Caldas, onde moram ou já viveram muitos integrantes do Union Crew. O grupo, criado em 2016, é formado majoritariamente por dançarinos pretos e pardos.

Rick conta que o racismo é sentido todos os dias pelos integrantes. “Sentimos uma dificuldade enorme de conquistar espaço devido a esse preconceito com relação à dança e à nossa cor, há um racismo velado aqui em Poços”, argumenta.

Ficha técnica

Dançarinos: Leandro Marcos, Rick Batista, Laura Lima, Leonardo de Jesus Lima, Leonardo Henrique de Jesus, Kescia Marcílio Marcondes, Johnny Henrique Campanelli Gonçalves, Thailine Aparecida e William Aparecido Jerônimo.

Atores: Rubens da Silva Cipriano, Luis Gustavo da Silva Cipriano, Leonardo Felipe Silva, Lorenzo Pierre de Lima Brito e Stephanie Milena Batista de Almeida.

Diretor: Rick Batista

Coreografia: Union Crew

Produção: Gabriela Cardoso Gonçalves

Vídeo produção: Asaph Teixeira de Araújo (Feeling Good Films)

Direção de vídeo: Taylor (Feeling Good Films)