MÚSICA BRASILEIRA | Quarteto poços-caldense é um dos selecionados em edital do Itaú Cultural

Música
Quarteto concorreu com mais de 12 mil trabalhos autorais enviados para a série “Arte como Respiro” em apoio a artistas durante a pandemia – Foto: Nat Pinheiro

O grupo de música instrumental brasileira Araçá Quarteto foi um dos selecionados no edital de emergência criado pelo Itaú Cultural. O quarteto poços-caldense esteve entre 12.396 inscritos. Destes, o programa selecionou 160 artistas entre músicos e grupos que serão remunerados e terão seus trabalhos autorais apresentados ao público. Os músicos do Araçá concorreram à seleção com músicas do seu recém lançado EP homônimo, que reúne composições instrumentais construídas durante a carreira de cada um.

Para os músicos do grupo, Jorge Viviani, Otávio Quartier, Leo Brasileiro e Flávio Danza, participar do programa do Itaú Cultural é um salto na carreira e uma chance de se destacar na cena instrumental brasileira. “Iniciativas que reconhecem a necessidade da arte e da cultura e os artistas como trabalhadores e parte da cadeia produtiva do país são fundamentais”, completa o violonista Jorge Viviani.

Os editais de emergência lançados pelo Itaú Cultural tem o objetivo de movimentar a economia criativa de maneira rápida e eficaz. A produtora cultural do Araçá Quarteto, Bibi Rodriguez, conta que este, especificamente, é voltado para os artistas e profissionais da música, impedidos de se apresentar presencialmente neste momento de necessidade de isolamento social.

O Grupo

O Araçá Quarteto tem raízes no choro e inciou os trabalhos em 2016 em Poços. Já esteve em turnê em Buenos Aires, na Argentina, e na programação de eventos como o 15º Festival Chorandosemprar, em São Carlos – SP, o Minas ao Luar, do Sesc Minas Gerais, o 10º Brasil Instrumental Andradas (BIA) e a abertura oficial do Festival Música nas Montanhas 2019, em Poços. O grupo ainda se dedica a desenvolver projetos de formação de público para a música instrumental brasileira na cidade.