Poços CVB lança documentário sobre histórias da gastronomia poços-caldense

Cinema

Na noite da última terça-feira (10), no Palace Hotel, o Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB) lançou o projeto turístico-cultural ‘Saberes e Sabores da Culinária de Poços de Caldas’, iniciativa que tem o objetivo de resgatar relatos orais ligados à história da gastronomia poços-caldense.

A principal ação é um documentário de 38 minutos com a participação de 19 personagens que compartilharam as mais diferentes memórias e experiências que marcaram e ainda marcam a história do município.

“O projeto ‘Saberes e Sabores da Culinária de Poços de Caldas’ resgata momentos marcantes vividos na cidade e, sobretudo, revela como a nossa culinária foi influenciada pelos mais diversos imigrantes que viveram aqui, resultando na gastronomia tão rica e diversificada que encontramos hoje”, conta Juliano Silva, presidente do Poços CVB.

Entre as empresas relatadas está o extinto Doce Mesquita, marca que revolucionou o mercado nacional ao lançar os doces glaceados, até então apenas encontrados em países como França e Itália. As filhas do fundador Leonardo Mesquita contam curiosidades, como o tradicional pedido do presidente Getúlio Vargas, que encomendava latas de doce de figo para as festividades de Natal.

Outra história está relacionada a um navio, que, impedido de voltar à Europa por conta da Segunda Guerra Mundial, desembarcou inúmeros profissionais de cozinha que optaram por trabalhar em Poços de Caldas, devido à existência dos dois principais hotéis da época, o Palace Hotel e o Quisisana Hotel.

O documentário reúne ainda outros fatos importantes, como a invenção do requeijão Poços de Caldas, a efervescência cultural da centenária Festa de São Benedito, a inauguração da primeira cervejaria artesanal da cidade em 1905, entre outros relatos.

Além do documentário, também foram lançados materiais impressos, como cartões-postais e um mapa da história da culinária poços-caldense. Via internet, moradores e turistas terão a oportunidade de assistir ao vídeo e também compartilhar as suas próprias memórias, utilizando a hashtag #DescubraPocos.

Sob coordenação de Juliano Silva e Chiara Carvalho, do Poços CVB, o projeto ‘Saberes e Sabores da Culinária de Poços de Caldas’ teve a participação de Letícia Loiola (pesquisadora de patrimônio cultural), Fernando Assis (produção audiovisual), Crys Marques (identidade visual) e Raphael Silva (estagiário/assistente de produção). O projeto foi viabilizado por meio do Edital de Concessão de Patrocínio da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Poços de Caldas.

O vídeo pode ser assistido no Youtube e na página do Descubra Poços no Facebook.