O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas será palco para diversas atividades culturais neste final de semana. As ações, que acontecem de sexta (13) a domingo (15),  foram viabilizadas por meio do edital Pró-Museu e têm entrada gratuita.

Na sexta-feira, às 19h, acontece o espetáculo de arte performativa e teatro ritual “Corpo fechado”, da Cia. Nós de Teatro. A peça, que tem duração de 40 minutos e classificação indicativa para maiores de 14 anos, tem como mote principal o contexto ribeirinho popular sagrado. Será um rito de mulheres que carregam silêncios; vozes ancestrais que abrem caminhos. Atrelada ao contexto feminino e à diversidade de informações poéticas, a encenação vai utilizar espaços internos e externos do museu, dialogando pelos diversos cômodos do prédio histórico.

Cia. Conscius Dementia encena peça de Millôr Fernandes e Flávio Rangel

Já no sábado (14), às 20h, será a vez do consagrado espetáculo “Liberdade, Liberdade”, encenado pela Cia. de Teatro Conscius Dementia. Escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel em 1965, o espetáculo foi um marco na história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças na maior parte musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe de 1964. O espetáculo recorre a textos de vários autores sobre o tema que dá a título a peça, entremeados por números musicais.

Rodrigo Lee e Conrado Muniz interpretam canções da década de 1960

No domingo, às 10h, o museu recebe o recital “1964 – Revolução ou Golpe?”, com o cantor Rodrigo Lee. Na ocasião, o intérprete terá a participação especial do violonista Luiz Conrado Muniz. O espetáculo musical reúne canções como “Disparada”, “Ponteio”, “Caminhando” e “Sabiá”, entre outras, que marcaram a primeira fase que vai do Golpe até o Al-5, em 1968. Também estão no programa, canções da fase de Abertura e Anistia, como “O Bêbado e a Equilibrista”, “Tô Voltando” e “Verde”.

Ainda no domingo, a partir das 19h30, já dentro da programação do Natal Poços de Luz, a Praça do Museu recebe o concerto “Um conto de Natal”, que vai reunir mais de 200 vozes de nove corais da cidade, além da participação especial de músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical.

Publicidade

Quer receber as notícias do Poços Já direto no WhatsApp?

Clique aqui e entre em um de nossos grupos.