ENTRADA GRATUITA | Museu tem teatro e música no fim de semana

Geral

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas será palco para diversas atividades culturais neste final de semana. As ações, que acontecem de sexta (13) a domingo (15),  foram viabilizadas por meio do edital Pró-Museu e têm entrada gratuita.

Na sexta-feira, às 19h, acontece o espetáculo de arte performativa e teatro ritual “Corpo fechado”, da Cia. Nós de Teatro. A peça, que tem duração de 40 minutos e classificação indicativa para maiores de 14 anos, tem como mote principal o contexto ribeirinho popular sagrado. Será um rito de mulheres que carregam silêncios; vozes ancestrais que abrem caminhos. Atrelada ao contexto feminino e à diversidade de informações poéticas, a encenação vai utilizar espaços internos e externos do museu, dialogando pelos diversos cômodos do prédio histórico.

Cia. Conscius Dementia encena peça de Millôr Fernandes e Flávio Rangel

Já no sábado (14), às 20h, será a vez do consagrado espetáculo “Liberdade, Liberdade”, encenado pela Cia. de Teatro Conscius Dementia. Escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel em 1965, o espetáculo foi um marco na história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças na maior parte musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe de 1964. O espetáculo recorre a textos de vários autores sobre o tema que dá a título a peça, entremeados por números musicais.

Rodrigo Lee e Conrado Muniz interpretam canções da década de 1960

No domingo, às 10h, o museu recebe o recital “1964 – Revolução ou Golpe?”, com o cantor Rodrigo Lee. Na ocasião, o intérprete terá a participação especial do violonista Luiz Conrado Muniz. O espetáculo musical reúne canções como “Disparada”, “Ponteio”, “Caminhando” e “Sabiá”, entre outras, que marcaram a primeira fase que vai do Golpe até o Al-5, em 1968. Também estão no programa, canções da fase de Abertura e Anistia, como “O Bêbado e a Equilibrista”, “Tô Voltando” e “Verde”.

Ainda no domingo, a partir das 19h30, já dentro da programação do Natal Poços de Luz, a Praça do Museu recebe o concerto “Um conto de Natal”, que vai reunir mais de 200 vozes de nove corais da cidade, além da participação especial de músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical.