ESTAMOS AQUI | Documentário criado por 24 mulheres será lançado na sexta

Cinema

O documentário “Estamos Aqui”, criado coletivamente por 24 mulheres poços-caldenses, será lançado na próxima sexta-feira (29), às 19h, no Instituto Moreira Salles (rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados). O projeto é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital de patrocínio direto.

São abordadas experiências de mulheres negras em Poços de Caldas, considerando contextos específicos e práticas culturais como dança, música e devoção. A proposta entrelaça três universos sociais e suas simbologias, articulando pontos de contato entre as experiências da congada, das religiões de matriz africana e do universo do hip hop, destacando as relações que essas mulheres estabelecem com o território, em termos de ancestralidade, cultura, negritude e resistência.

Ana Maria de Paula é diretora de conteúdos do documentário (foto: divulgação)

Ficha técnica

O filme é cocriado por: Afrodite, Amanda Araújo, Ana Maria de Paula, Cristiane Meira Lopes dos Santos, Gabriela Gonçalves, Jocastha, Laísa Tavares, Larissa Aparecida de Sousa, Laura Lima, Lilia Clementino, Lu Afri, Lúcia Breves de Sousa, Maria Antonieta de Paula, Maria Augusta Clementino, Maria Gabriella Bastos, Neusa Roque Rodrigues, Nicole Amorim Ramos, Tamara Tavares, Thailine Aparecida Almeida de Paula, Thais Stephanie da Costa e Thaísha Aparecida Almeida de Paula. Direção geral: coletiva. Direção de conteúdos: Ana Maria de Paula. Direção de fotografia: Brisa Carvalho. Direção de som: Robson Américo e Leopac. Finalização e colorização: Taylor Oliveira Cassiano. Pesquisa, produção e roteiro: Ana Maria de Paula e Gabriela Acerbi Pereira.

Sobre Ana Maria de Paula

A poços-caldense Ana Maria de Paula (@anamariade49) é a organizadora e articuladora do Encontro de Curimba e também do Tributo aos Orixás no sul de Minas Gerais, além de ser diretora de conteúdos do documentário. Ana Maria é mãe de santo na umbanda e atua em projetos sociais, culturais e educacionais contra o racismo, a intolerância religiosa e a favor do empoderamento das mulheres negras desde 2010.