Exposição fotográfica retrata desastres de Mariana e Brumadinho

Exposições
Destruição causada pela Lama em Bento Rodrigues (foto: Juliano Borges/Poços Já)

Começa nesta quarta-feira (16), às 19h, a exposição fotográfica “Da lama ao caos: as tragédias de Mariana e Brumadinho”, do fotojornalista Juliano Borges, com textos do jornalista João Araújo. A dupla cobriu os dois desastres, para o Poços Já, e apresenta recortes destas experiências.

A mostra acontece no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, por meio do edital Pró-Museu e com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura. São 48 imagens. Algumas reproduzem cenas verdadeiramente apocalípticas, nas quais a lama é protagonista; em outras são retratadas as situações das vítimas que sobreviveram: a família que não tem onde morar, o pescador que não tem peixe, o areieiro que não tem  areia, a população que não tem água potável, o índio que não tem rio.

Os relatos ouvidos pela dupla ainda serviram de fonte para a produção do espetáculo “Lama: o grande cemitério”, do grupo de teatro NucleArte, também de Poços de Caldas, com dramaturgia de João Araújo, textos de João Araújo e Isabela Viana, e direção geral de Nando Gonçalves. Este será um dos assuntos abordados na roda de conversa que acontece durante a tarde de sábado (19), às 15h, no museu.

Rio Doce encontra o mar, no litoral do Espírito Santo (foto: Juliano Borges/Poços Já)

“Estas duas coberturas estão entre as mais marcantes da minha carreira, enquanto jornalista e fotógrafo. Queremos compartilhar estas sensações, mas principalmente fazer nossa parte para que estes crimes não sejam esquecidos. As histórias ainda não chegaram ao fim e precisamos deixá-las vivas, inclusive na tentativa de prevenir novos casos”, comenta Juliano.

Serviço

O quê? Exposição fotográfica “Da lama ao caos: as tragédias de Mariana e Brumadinho”

Quando? De 16 de outubro a 15 de novembro

Onde? Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Rua Padre Henry Mothon, s/n)

Quanto? Entrada gratuita