SUTURA | Exposição de Bia Brasileiro começa no sábado

Exposições

O Espaço Cultural Ziriguidum realiza, neste sábado (24), ás 17h, a vernissage da exposição “Sutura”, da artista plástica Bia Brasileiro. A curadoria é de Cláudio Guedes e Silvia Borges.

Sutura mostra a trajetória artística de Brasileiro, dos primeiros trabalhos lúdicos do universo infantil passando por outros que já anunciavam a ruptura para peças de linguagem contemporânea. “Observar o trabalho de Brasileiro é abrir-se para o instantâneo provocativo de uma impressão primeira, tensão que é mantida na extensão da linha até seu encontro à tessitura, capturando contínua e ativamente as existências humanas num mergulho pela trama imagética”, observa a curadoria. A exposição ainda está na programação da Mostra Integrada de Artes (MIA), que acontece em Poços de Caldas e ocupa diversos espaços culturais.

A artista

Bia Brasileiro é poços-caldense e reconhecida por sua dedicação à arte têxtil. Camadas de conceito constroem seus trabalhos guiados por sua intuição, cortando, sobrepondo, manipulando o objeto tecido em inúmeros recortes agrupados e costurados, bordados, amarrados, e tudo mais que sua imaginação permitir. “Bia condensa afetos e desejos em sua alma de costureira, para quem o desenho e a ação de cerzir se comunga”, comentam os curadores.

Obras inspiradas em estudos, pesquisas e experimentações da artista participaram de diversas exposições coletivas de arte e em feiras de patchwork e quilt pelo Brasil e exterior.

Bia recebeu o 1° prêmio na categoria estreante com a obra “Jardim da Minha Mãe”, no Festival Internacional de Quilt e Patchwork de Gramado (RS), em 2016. No mesmo ano apresentou a instalação “Nós”, na área de proteção ambiental situada em frente ao Atelier OBRA 255 do artista plástico e curador Cláudio Guedes, no bairro Jardim Centenário, em Poços de Caldas. Em 2017 “Nós” foi transferida para a APP existente defronte o Espaço Cultural Boca do Leão em Águas da Prata (SP). Expôs “Entre Linhas e Girassóis” com curadoria de Angela Caruso, na Galeria Paço do Saber em Poços de Caldas, em 2018.

Serviço

O quê: exposição Sutura, de Bia Brasileiro

Quando: de 24 de agosto a 8 de novembro; vernissage dia 24, às 17h

Onde: Espaço Cultural Ziriguidum (rua Ouro Preto, 102)