Olhar Sulfuroso realiza saídas fotográficas

Exposições
Curso é ministrado pela fotógrafa Thaty Naila (fotos: divulgação)

Os participantes do projeto cultural “Olhar sulfuroso – Poços de Caldas – Fotografia, Memória e Preservação Cultural – curso de fotografia e o patrimônio cultural” vão realizar novas saídas fotográficas em grupo. Sob o comando da fotógrafa Thaty Naila, os alunos do curso fotografam os patrimônios históricos e aprendem a importância dos registros para a preservação da história e da memória da cidade. Por isso, não se assuste ao ver um grupo de fascinados por fotografia “clicando” tudo pelas ruas da cidade.

Olhar Sulfuroso, como o próprio nome sugere, tem como objetivo despertar o olhar dos participantes para as belezas naturais e culturais da cidade de Poços de Caldas, combatendo o descaso com a história. A ideia, segundo Thaty Naila, é que os alunos fotografem de maneira criativa e consciente. Para tanto, a fotógrafa começou ensinado como usar os equipamentos que cada um dispunha e os pilares básicos da fotografia.

O curso é resultado de pesquisa da fotógrafa Thaty Naila, que há mais de cinco anos vem registrando os patrimônios poços-caldenses, materiais e imateriais. No ano passado, por meio dos editais de ocupação Pró Museu e Pró Urca, da Secretaria Municipal de Cultura, expôs seus registros fotográficos sobre o tema nas mostras “Retratos Poços-caldenses”, com as séries Patrimônios e Paisagens.

Aulas acontecem no museu

Em 2016, expôs na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), campus Poços de Caldas, a mostra com o tema “Poços de Caldas, querida – Por onde olhei” e no Pasquim Bar Cultural, a(Re)Memórias”. Suas fotografias ainda renderam exposições em alguns pontos da cidade, e em 2015 participou do Viva Urca com a exposição  intitulada “Personas e Paisagens”.

“Tudo começou com uma busca estética para as minhas fotografias e a partir do que tinha de mais belo na cidade de Poços de Caldas, mas o olhar mudou e evoluiu. Comecei a me encantar também pelas histórias das pessoas e percebi que havia um elo que ligava cidade, moradores, famílias, patrimônios, suas histórias e que era preciso conhecer tudo para poder preservar”, conta Thaty.

Essa tomada de consciência a levou ao profissionalismo e a graduação em Artes Visuais e na sequência à criação e realização do curso Olhar Sulfuroso em 2018, mais completo agora em 2019.

A edição deste ano conta com a participação de 35 alunos e acontece às quartas-feiras, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. O curso é gratuito e realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, patrocinado por Instituto Donato Oftalmologia, Biotropica e  Hotel Golden Park. Conta ainda com a parceria da Mixiricar-te Cultural e da Carimbo Cultural.

O curso segue até o final do ano e parte da produção fotográfica gerada entrará em exposição, no Espaço Cultural da Urca. Os melhores registros serão ainda publicados em formato de cartão postal.