Home Divirta-se Cultura Prefeitura promove Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural

Prefeitura promove Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural

0
Prefeitura promove Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural
????????????????????????????????????
Aspectos da paisagem cultural, memória e transformação da cidade serão pontos observados no evento

Será realizado na próxima semana, de 30 de julho a 1º de agosto, o Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural, promovido pela prefeitura de Poços de Caldas. O evento acontecerá no Espaço Cultural da Urca e contará com palestras, exposição de maquetes e visita guiada pelo Centro Histórico da cidade.

A capacitação conta com a organização da Secretaria Municipal de Planejamento, por meio da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento. Apoiam a iniciativa, o Condephat/Poços e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/PUC-Poços. Os alunos construíram as maquetes com base em informações colhidas nos arquivos da própria Secretaria.

Durante os três dias de capacitação, a programação terá início sempre às 14h. Nos painéis, serão explorados temas importante sobre patrimônio, posturas contemporâneas e preservação. Também, aspectos da paisagem cultural, a memória e transformação da cidade serão pontos observados no evento.

Programação

30/07 a 01/08: “Reconstruindo Memórias” – Exposição de Maquetes

– Alunos da Faculdade e Urbanismo da PUC – Poços.

30/07: 14h – “Patrimônio Cultural: As Posturas Contemporâneas”

  • Ana Paula Farah (professora e Dra. Membro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos). Formada pela Universitá degli Studi de Ferrara-Itália. Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas.

31/07: 14h – “Paisagem Cultural: Memória Cidade e Transformação”

  • Prof. Me. Esther Cervini – Doutoranda em Urbanismo pela PUC – Campinas. Especialista em Uso e Conservação dos Recursos Naturais. Docente da PUC-Minas.

  • 01/08: 14h – “Dinâmica da Preservação do Patrimônio em Poços de Caldas e Minas”

  • 16h30 – ENCERRAMENTO: “Visita Guiada pelo Centro Histórico de Poços”.

  • Arq. Letícia Loiola, coordenadora de Patrimônio Construído e Tombamento, 2013/2019. Especialista em Restauro Arquitetônico, pela PUC-Campinas. Prêmio “Indutores de Cultura” – Unifenas.

Serviço

Evento: Programa de Capacitação em Patrimônio Cultural

Data: De 30 de julho a 1º de agosto

Local: Espaço Cultural da Urca

Organização: Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente/Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento

Apoio: Apoio: Condephat/Poços e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/PUC-Poços

Informações: telefone 3697.2022