Oficinas de gastronomia percorrem a cidade durante Julho Fest

Comes e Bebes

Para celebrar os 25 anos do Festival de Inverno de Poços de Caldas (Julho Fest), a equipe da Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial, com destaque para as oficinas de gastronomia sulfurosa, que serão realizadas nos bairros, dentro do “Julho Fest com você”, e também na área central.

Serão quatro oficinas com os renomados chefs locais Gina Carneiro, Luisão, Luis Gustavo Fonseca, Henrique Benedetti e chef confeiteira Carol Negrão. As oficinas são abertas ao público e não é necessário realizar inscrição prévia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3697-2389, pelo e-mail comunicacaoculturadepocos@gmail.com ou na Secult, que fica no Espaço Cultural da Urca.

De acordo com o responsável pela proposta, Juliano Silva, a ideia é valorizar a gastronomia local e levar para os bairros um pouco da rica experiência gastronômica encontrada em Poços de Caldas, principalmente no centro da cidade.

“As oficinas de gastronomia local serão realizadas no bairro São José e no Parque Ecológico da zona sul, além do Parque Municipal Antônio Molinari e do Museu. Sem dúvida, a iniciativa está em total consonância com nossa política de descentralização da cultura”, destaca o diretor de Políticas Culturais da Secult, Gustavo Dutra.

As oficinas terão início no próximo sábado (13), na quadra do bairro São José. No domingo (14), o Parque Municipal recebe a chef confeiteira Carol Negrão, assim como o Museu Histórico e Geográfico, no dia 20 de julho, e o Parque Ecológico da Zona Sul, no dia 21.

Oficinas

Gina Carneiro e Chef Luisão (Pizza na Roça) – 13 de julho, 11h, na quadra do São José
Prato: pizzas Brócolis Caboclo (a famosa pizza de brócolis e bacon eleita em 2018 a “melhor pizza do Brasil”, na II Copa Brasileira das Pizzarias) e Auti Béqui (pizza da linha caipira, uma homenagem à cozinha mineira, que leva costelinha de porco defumada, muçarela e molho barbecue).

Chef confeiteira Carol Negrão – 14 de julho, 11h, Parque Municipal Antônio Molinari
Prato: picolé de frutas, espetinhos de frutas com molho de iogurte e frutas divertidas no prato

Chef Luis Gustavo Fonseca (Becco Gastronomia) – 20 de julho, 14h, Museu Histórico e Geográfico
Prato: ragu de costela com aligot de mandioquinha
Muito presente como acompanhamento da clássica polenta, o ragu de costela ganha uma releitura neste prato junto ao aligot de mandioquinha, também conhecida como batata-baroa e rica em vitaminas A, C e E. O aligot é um purê elástico acrescido de queijos.

Chef Henrique Benedetti (Mangata) – 21 de julho, 14h, Parque Ecológico da Zona Sul Prato: Panceta: como preparar a panceta de porco perfeita
Um dos petiscos preferidos pelos mineiros e que tem forte ligação com a cozinha mineira, é o prato escolhido por um dos principais chefs de cozinha de Poços de Caldas. Entre os ingredientes estão a banha de porco e o limão capeta.