Festival Sabores do Mercado começa neste sábado no Mercado Municipal

Comes e Bebes
Bão baquete recheada de costela, queijo canastra, tomate e rúcula

O Festival Sabores do Mercado – Uma erupção de cores, aromas e sons será realizado entre os dias 6 e 8 de julho, sábado, domingo e segunda-feira, no Mercado Municipal de Poços de Caldas. Durante os 3 dias, moradores e turistas terão acesso a uma extensa programação, que inclui gastronomia, oficinas, degustações, apresentações musicais, intervenções artísticas e exposições. No sábado, 6, o local ficará aberto até às 22 horas.

Viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio das empresas Palace Hotel e Instituto Donato de Oftalmologia, o projeto cultural busca projetar o Mercado Municipal como um patrimônio turístico, gastronômico e cultural, além de comemorar os 50 anos do espaço.

Entre as diversas iniciativas está a criação e venda de comidas e bebidas com a utilização de ingredientes encontrados no local. O cardápio do festival contempla as mais diversas opções, como canjiquinha com ricota defumada, bolinho de bacalhau, combinado de sushi e salmão, suan marinado na cerveja artesanal, feijão tropeiro, fígado com jiló acebolado, sanduiche de costela com queijo canastra e pizza de doce leite, queijo minas e nozes, além de uma caipirinha com limão e café expresso.

Já a grade de oficinas gratuitas vai percorrer os mais diferentes assuntos, entre eles azeite, café, kombucha, gastronomia e artes. No sábado, às 16 horas, acontece uma aula com as sobras do mercado, a famosa ‘xepa’. As inscrições limitadas estão disponíveis no site do evento.

O festival conta ainda com atrações musicais: Luciano Boca (6 de julho, 18 horas), Araçá – Quarteto (7 de julho, 10 horas) e Pop Regional e Orquestra de Flautas do Conservatório Musical (8 de julho, 11 horas e 15 horas, respectivamente).

Pão de queijo feito com queijo canastra

Durante o ‘Sabores do Mercado – Uma erupção de cores, aromas e sons’ também acontece a inauguração do Box Cultural, local que pertence à Prefeitura de Poços de Caldas e que será transformado em um espaço de cultura e gastronomia. A exposição das 10 imagens vencedoras do concurso fotográfico sobre o Mercado Municipal abre os trabalhos do local.

Outra iniciativa do projeto é o mural ‘Sabores do Mercado’. Realizado em parceria com a Semana de Arte Urbana – que realizou grafittis em outros pontos da cidade –, o artista Kaká Chazz criou um mural de aproximadamente 50 metros quadrados.

O ‘Sabores do Mercado’ ainda vai distribuir gratuitamente o Mapa de Produtos & Produtores e uma série especial de cartões-postais com fotografias do Mercado Municipal.

O cardápio e a programação completa estão disponíveis emwww.saboresdomercadopc.com.br/festival-mercado.

FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL

A primeira edição do festival gastronômico e cultural ‘Sabores do Mercado’ segue até 14 de julho nos 17 estabelecimentos participantes. Os preços dos pratos variam entre R$ 17,00 e R$ 29,90.

O evento tem o objetivo de valorizar ainda mais a gastronomia local e regional e projetar o município como destino gastronômico. Todos os pratos participantes do festival são criações exclusivas e utilizam ingredientes do Mercado Municipal de Poços de Caldas.

Participam do ‘Sabores do Mercado’ as casas Pizza na Roça, Casa Minerva, Mangata, Gilbertinho, Sá Rosa Café, Ollivia, New York Pub, Justo no Terraço, Touro Grill, Armazém da Villa, San Paollo, Bigodera, Chilli Steak House, Dubelato, Cuccina Francesco, Becco Gastronomia e Becco Burguer.

Saiba mais em www.saboresdomercadopc.com.br.