Home Arte Teatro MÃO NA LONA | Projeto leva leva circo-teatro para as escolas

MÃO NA LONA | Projeto leva leva circo-teatro para as escolas

0
MÃO NA LONA | Projeto leva leva circo-teatro para as escolas

O projeto cultural Mão na Lona fez sua primeira apresentação na Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, no Jardim Kennedy, dia 18 de junho. Realizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, com o patrocínio da Gran Japan Veículos e Peças, o projeto leva às escolas públicas apresentações de circo-teatro do Palhaço Tonto, personagem do ator, artista circense e bailarino Ivan Soares.

Tonto faz apresentação em escola municipal no Jardim Kennedy (foto: Nat Pinheiro)

Ainda este ano, o projeto, que tem por objetivo principal realizar ações culturais em locais fora da região central do município e para um público que nunca viu o Palhaço Tonto, passará, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, pelas escolas João Pinheiro (Jardim Country Club), José Avelino de Melo (Fazenda Lambari) e PMJ João Monteiro (Jardim Paraíso).

O palhaço Tonto é um vagabundo “bufão” que sobrevive nas ruas tendo como companhia uma mala de onde tira situações hilariantes, criando um mundo de fantasia e imaginação. Em jogos de improvisações, brinca com o público e o convida para entrar em cena e ajudar em suas confusões. Tonto comanda um espetáculo cômico com números de mágica, malabarismo e acrobacia. Ao final da apresentação, a plateia é convidada a deixar uma marca de tinta na lona usada como picadeiro, estabelecendo uma troca ainda maior entre artista e espectador.

O espetáculo já foi visto em diversas cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e em 2017 esteve na Argentina, para uma série de apresentações na cidade de Córdoba. Em 2015, com o personagem Palhaço Tonto, Ivan Soares conquistou o 2º Lugar no Prêmio Grande Otelo, do Festival Nacional de Humor de Poços de Caldas. Ivan Soares é da primeira turma formada pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, comanda a Trupe de Ruah e participa de diversos outros grupos de Poços de Caldas.

*Fonte: assessoria de imprensa