16.3 C
Poços de Caldas
Publicidade

LEIA_ME! Aplicativo de leitura é lançado neste sábado

- Publicidade -
LEIA-ME! deve conectar pessoas apaixonadas por literatura

Neste sábado (15), a partir das 17h,  a ONG Casa da Árvore e a Kapibara Softwares realizam a festa de lançamento oficial do aplicativo LEIA_ME! no Espaço Naya, em Poços de Caldas. O evento é gratuito, mas os ingressos são limitados e precisam retirados no site. Os participantes receberão em primeira mão a versão para teste dessa rede social que promete conectar pessoas apaixonadas pela literatura, estimulando a troca e o empréstimo de livros usados.

O aplicativo foi desenvolvido através do programa BiblioArte LAB de inovação social em bibliotecas, sediado na Biblioteca Municipal Centenário, e contou com a participação da comunidade leitora e o trabalho de jovens desenvolvedores de Poços de Caldas. Iniciado em 2017, o trabalho contou com o patrocínio do Programa Iberoamericano de Biblioteca (Iberbiblioteca) e em 2018 contou ainda com o investimento do Departamento Municipal de Energia (DME), através do Programa de Patrocínio Direto, e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

O LEIA-ME! estará disponível a partir do dia 15 de dezembro, apenas para celulares com sistema operacional Android e poderá ser baixado gratuitamente na loja oficial de aplicativos da Google.

Segundo os desenvolvedores, com o aplicativo os usuários poderão encontrar facilmente pessoas próximas que possuem aquele livro que tanto quer ler, podendo tomá-lo emprestado ou mesmo trocar por outra obra. “Tudo funciona com base nas listas de desejos de leitura e oferta de livros que as pessoas poderão criar no aplicativo. Com base nestes dados e da geolocalização dos usuários, vamos aproximar pessoas, criar conexões sociais e impactar na cultura literária das comunidades”, adianta Rodrigo Silva, desenvolvedor e um dos fundadores da Kapibara Software. Os usuários poderão também interagir entre si, através do chat do app, para trocarem informações sobre suas experiências de leitura.

Aplicativo começou a  ser desenvolvido em 2017 ( fotos: divulgação)

O  lançamento contará ainda com outras atrações culturais, como show musical surpresa e o lançamento do projeto ‘Conta-me tudo antes que a luz se apague”, uma videoinstalação literária desenvolvida pela artista poços-caldense Sisi Abraão.

Inovação com impacto social

“Nosso desafio inicial foi atrair jovens talentos da cidade nas áreas de desenvolvimento mobile e conectar com a comunidade leitora, para criar soluções de impacto social”, comenta o designer de inovação da organização social, Aluísio Cavalcante.

A primeira etapa de concepção foi realizada ainda em 2017, com a abertura de um programa para desenvolvedores bolsistas do BiblioArte LAB, além de um diagnóstico participativo junto a comunidade leitora da biblioteca Centenário. “Quando provocamos a comunidade para traçar juntos as primeiras ideias para um aplicativo, identificamos esse desejo real das pessoas de socializarem suas experiências de leitura”, destacou Cavalcante. A conclusão do desenvolvimento está sendo realizada por um estúdio de software gerido por jovens talentos do sul mineiro, a Kapibara Software.

A iniciativa nasce como um projeto de inovação social e caminha para converter-se, já a partir do seu lançamento, em um negócio de impacto social. A coordenação da Casa da Árvore defende que o LEIA_ME! tem um grande potencial de gerar receita e transformações sociais ao mesmo tempo, e está em busca de investidores e parceiros as próxima etapas do empreendimento.

Serviço

O quê: Lançamento do App LEIA-ME!

Quando: 15/12, sábado, a partir das 17h

Onde: Espaço Naya – (rua Piauí, 444, em frente ao Hospital Santa Casa)

Quanto: gratuito

*Adequado para crianças. Opções de comidas vegetarianas e veganas

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já