Semana de Cultura Popular começa domingo

Destaque
Evento enaltece manifestações da cultura popular local (foto: divulgação)

De 19 a 25 de agosto acontece a 3ª Semana de Cultura Popular “Dona Mercedes”. A programação conta com diversas atividades, como espetáculos musicais, teatro, oficinas e exposição.

Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a Semana de Cultura Popular tem o objetivo de garantir os direitos culturais de livre criação e expressão e de preservação e valorização de manifestações culturais tradicionais, além de destacar e reconhecer as figuras que se empenharam na sobrevivência da cultura popular no município.

A edição deste ano presta uma homenagem à saudosa Mercedes da Silva Brito, popularmente conhecida como “Dona Mercedes”, bandeireira do Terno de Congo de São Benedito, tendo dedicado quase toda sua vida à congada, com atuação no cenário local e regional.

A programação foi elaborada a partir das propostas selecionadas através de edital. O processo de seleção levou em consideração critérios como inserção na temática de preservação e valorização da cultura popular no município, além de conceito e conteúdo artístico-cultural.

As atrações serão realizadas no Espaço Cultural da Urca, Museu Histórico e Geográfico, Parque José Affonso Junqueira, Mercado Municipal e Restaurante Popular, todas com entrada gratuita.

Além de moradores e visitantes, o evento também é voltado para o público escolar. As escolas interessadas em participar das atividades deverão realizar o agendamento das turmas pelo telefone (35) 3697-2389.

A programação completa pode ser conferida aqui.