CHINA | Equipe de engenheiro de Poços vence reality de batalha entre robôs

Destaque
Ogrobots trouxe o troféu para o Brasil, depois de enfrentar equipes de peso (fotos: divulgação)

A equipe de competição de robôs Ogrobots, da qual faz parte o engenheiro mecânico que cresceu em Poços de Caldas, Felipe Cagnani, de 34 anos, tem mais motivos para comemorar. É que o grupo venceu o reality show de combate de robôs Clash Bots, na China. Foi a primeira competição realizada no país asiático, que contou com 36 equipes de vários países.

O episódio da final da competição foi exibido na China na quinta-feira (21). Além do primeiro lugar na competição, a equipe brasileira levou também o prêmio de robô mais destrutivo, com o Dark Wolf, de 110 kg.

A equipe Ogrobots é formada por amigos que estudaram na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Sediada originalmente em Sorocaba (SP), tem integrantes de Poços, Itajubá (MG), Limeira (SP) e Sorocaba (MG). A Ogrobots já participou de várias competições nacionais e internacionais, inclusive conquistou o terceiro lugar na categoria de Peso Pena na RoboGames, que acontece nos EUA e é considerada a maior competição de robôs do mundo.

Robô brasileiro foi considerado o mais destrutivo da competição

O reality

O reality show Clash Bots recebeu equipes de diversos países, como Inglaterra, Rússia, Brasil Estados Unidos e Índia. As gravações foram divididas em três fases e os competidores brasileiros se revezavam nas viagens até o país.

Na competição, que é uma espécie de MMA de robôs, vence a máquina que nocautear o adversário, deixando-o sem se movimentar por dez segundos, ou aquele que tiver o melhor desempenho segundo os juízes, ao final da disputa.

Conforme Felipe contou à reportagem do Poços Já Divirta-se antes da sua segunda viagem à China, cada equipe criou seu próprio robô e as disputas eram gravadas, mas não havia script. “As lutas não são ensaiadas, quem foi passando é porque realmente lutou melhor e tem seu mérito”, comentou.