15.3 C
Poços de Caldas
Publicidade

NA CHINA | Engenheiro de Poços compete em reality show de batalha de robôs

- Publicidade -

O engenheiro mecânico Felipe Cagnani, de 34 anos, que cresceu em Poços, está vivendo uma aventura do outro lado do mundo. É que ele participa de um reality show de combate de robôs na China. Esta é a primeira competição realizada no país asiático, que conta com 36 equipes de vários países.

O interesse de Felipe pela robótica começou ainda na faculdade, quando trabalhou em um projeto da área. Lá fez amigos e anos depois passou a ajudar a equipe em competições. “Eu passei a ajudá-los no processo de organização, então todo ano quando eu tinha possibilidade eu trabalhava de staff no evento, como  juiz de rounds. Com isso eu fui conhecendo esse pessoal da área”, comenta.

A equipe Ogrobots é formada por amigos que estudaram na Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Sediada originalmente em Sorocaba, tem integrantes de Poços, Itajubá, Limeira e Sorocaba. A Ogrobots já participou de várias competições nacionais e internacionais, inclusive conquistou o terceiro lugar na categoria de Peso Pena na RoboGames, que acontece nos EUA  e é considerada a maior competição de robôs do mundo.

O reality

O desafio de Felipe e sua equipe agora é na China. O reality show Clash Bots, da TV Chinesa IQIYI, uma espécie de Netflix, recebe equipes de países como Inglaterra, Rússia, Estados Unidos e Índia. A Ogrobots é a única do Brasil. A competição é gravada e deve ser dividida em três fases. Felipe já esteve lá, o time embarcou dia 27 de janeiro para a primeira gravação.  “Cada equipe criou seu próprio robô, vamos para o estúdio gravar as lutas, as disputas, mas não tem script, as lutas não são ensaiadas, quem for passando é porque realmente lutou melhor e tem seu mérito”, explica.

Equipe Ogrobots representa o Brasil em competição de robôs na China (foto: acervo pessoal)

Felipe conta que o interesse da China por robótica é recente. A modalidade, famosa nos Estados Unidos, Inglaterra e mais recentemente no Brasil, conquistou os chineses, que resolveram criar a sua própria. Esta inclusive conta com quatro artistas convidados: Angelababy, Li Chen, Lin Gengxin e Sheng Yirun, que lideram os robôs em quatro times com os brasões dos artistas convidados.

Além da competição, Felipe destaca a experiência de estar em um país com uma cultura tão diferente do Brasil. “É tudo muito diferente, a China é muito grande, tem muitos dialetos, dependendo da região eles nem falam a mesma língua. A comida é diferente, você chega achando que é uma coisa, mas cada região é de um jeito, então é bem interessante.”

O reality show Clash Bots será transmitido somente na Ásia, e ainda leva cerca de dois meses para começar a ser exibido. Fica a torcida pela Ogrobots!

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já