15.9 C
Poços de Caldas
Publicidade

Veja três pratos leves para manter a dieta depois do Carnaval

- Publicidade -

Mudar os hábitos alimentares foi, com certeza, resolução de ano novo de muita gente. Mas nem sempre é fácil manter o foco, principalmente no Carnaval. Pensando em ajudar quem procura uma alimentação saudável, o Poços Já Divirta-se foi a três restaurantes que oferecem pratos leves, para que comer fora de casa não seja um empecilho à dieta.

Alimentação saudável vai além de ter verduras, legumes ou carnes magras no prato. O preparo dos alimentos conta muito. É indispensável, por exemplo, que não se use temperos industrializados e que o excesso de óleo seja evitado. O sabor também é de grande importância.  Neste quesito, os pratos selecionados são a prova de que comida boa nem sempre faz mal.

Pega Leve

Rua Rio de Janeiro, 230, Centro

No restaurante há uma grande variedade de pratos que cumprem o papel de satisfazer a fome e agradar o paladar, sem deixar aquela preguicinha depois do almoço. O proprietário, Kairon Melo, explica que é importante continuar produtivo depois da refeição, e a leveza do prato é que rege esse fator. “O organismo fica muito carregado tentando digerir todo aquele óleo e temperos artificiais. Aí tem um trabalho grande para pouco nutriente, entendeu? E na verdade a gente tem que ter um trabalho mínimo do organismo para muito nutriente. Isso faz com que você coma, e do mesmo jeito que você entrou para comer, você saia”, pontua.

O prato escolhido foi o ‘Purple Fit’, que leva purê de batata doce roxa, salada de cenoura, milho, palmito, tomates cereja e queijo parmesão e ainda filés de frango grelhados.

Prato com purê de batata doce é opção do Pega Leve (foto: Camilla Resende/Poços Já)

Com os temperos equilibrados, o prato parece ter vestido a combinação de frango e batata doce em sua melhor roupa. As cores são atrativas para os olhos, a mistura de sabores para o paladar e a porção suficiente para matar a fome.

L’Itália Gourmet

Rua Rio de Janeiro, 63, Centro

Com a proposta de oferecer uma alimentação funcional, o L’Itália Gourmet oferece opções diferentes a cada dia e deixa o menu do almoço cheio de opções saudáveis e saborosas.

A preocupação do restaurante é oferecer equilíbrio para as refeições, como explica Maria Luiza Carneiro dos Santos, cozinheira responsável por trazer o conceito funcional para o estabelecimento. “Temos as farinhas, os grãos, as sementes. Na parte de saladas eu tenho os brotos. É uma comida bem leve mesmo, que a pessoa come e fica satisfeita”, esclarece. Ela conta que, além de evitar óleo e não usar temperos prontos, os embutidos passam longe da cozinha. “É mais caseiro mesmo, mais natural”, conclui.

L’itália tem buffet saudável (foto: Camilla Resende/Poços Já)

Nesta opção, um omelete cremoso com cheiro verde e tomate combina os sabores com as verduras e legumes da salada e um rolinho de abobrinha recheado de queijo branco e cenoura. A porção, sempre cheia de sabor, pode ser do tamanho da sua fome, já que o próprio cliente monta o  prato.

Alecrim

Rua Pernambuco, 787, Centro

O restaurante Alecrim traz uma proposta de comidas leves, feitas de maneira natural e saudável. Mas para quem segue firme uma dieta, o estabelecimento oferece o prato fitness, que muda a cada dia da semana. Primeiro, o cliente pode se servir em um buffet de saladas completo. O prato quente chega pronto à mesa.

O cuidado de oferecer pratos que se encaixem em dietas nasceu junto com o restaurante, como conta a proprietária, Carina Loiola. “Desde antes de abrir o restaurante, optamos por ter a disponibilidade do prato fitness. A gente opta por pratos mais leves, que já era o que a gente queria desde o comecinho”. O cuidado com o preparo é redobrado para a opção fitness, que leva ainda menos óleo.

Salada e prato quente são oferecidos no Alecrim (foto: Camilla Resende/Poços Já)

O prato do dia foi um hambúrguer de grãos, feito com lentilha, grão de bico e soja, servido à pizzaiola, que leva molho de tomate caseiro e queijo muçarela. Para acompanhar, um arroz de couve flor, feito com o vegetal cortado e refogado, lembrando o preparo do arroz tradicional, e purê de batata doce.

A variedade de saladas compõe a refeição com ainda mais cores e sabores. No prato quente, o hambúrguer não perde em nada para a versão tradicional e pode ser um bom substituto para os dias em que bata a vontade de comer um fast food. O arroz de couve flor e o purê de batata doce combinam texturas e sabores para agradar o paladar. A porção mata a fome e sacia a vontade de sabor.

Conclusão

Em todos os restaurantes, pontos comuns se sobressaem. A comida saudável, além de boa para o corpo, pode ser saborosa e prazerosa. Além de ser inclusiva: tem opção para quem gosta de carne, para quem não come, para quem opta pelo consumo de ovos e laticínios e mesmo para os veganos.

- Publicidade -
Veja também
Mais do Poços Já